Atividades de Ciências da Natureza

Atividade no Planetário do Carmo

Juliano Julival dos Santos


Objetivos

Visitar o Planetário do Carmo com intenção de fixar os conceitos dados em sala de aula.

Organização da Classe

Os alunos dividiram em grupos de 5 alunos,após a visita ao Planetário ,para escrever um relatório.No Planetário não haverá divisão em grupos.

Formas de Registro

Anotar os conceitos importantes visto no planetário para posterior discussão do assunto em sala de aula(é importante o aluno já ter tido aula sobre o assunto para que visita seja de consolidação do assunto no universo da criança

Introdução

O que é um planetário ? é um sórie instrumentos que projeta um céu artificial em uma parede ou em superfície sólida. É uma pensamento tão simples que em revolucionou o mundo, desde as mais arcaicas civilizações, faz parte do repertório de atividades noturnas tanto para crianças quanto para adultos. Quando termos uma fonte de luz qualquer, como um lampião ou lanterna, enrolamos essa fonte de luz com um parte de couro, metal ou algum outro material .O importante é fazer furos milimétricos e temos assim o projetor de um planetário! A luz que passa por esses furos, incidindo em um anteparo qualquer e será uma estrela ou planeta tudo depende da imaginação .Esse pensamento de construir planetários provavelmente surgiu dos sábios egípcios e gregos antigos,no entanto em 1913, Oscar Von Muller, diretor do Deustches Museum, de Munique, comprou da firma alemã Carl Zeissque, que era o grande ciencista da época, um planetário que tornou o planetário moderno da época. O Trabalho foi tão bem sucedido planetários passaram a ser inaugurados por todo o mundo.

O local onde proposmos um trabalho é no Planetário do Carmo (fica localizado no parque do carmo próximo ao mêtro de Itaquera)sua obra custou 11 milhões foi patrocinada pelo grupo telefônica .Há aproximadamente 274 cadeiras de diferentes inclinações o permite uma boa visão da cúpula

Situação-Problema

Os planetas gasosos são os mais internos?

Clique para ampliar
Figura 1

Hipóteses

Júpiter é o planeta que está na mediana em relação aos outros planetas.


Figura 2

Elementos Para Testar as Hipóteses

Verificar na bibliografia o que são planetas internos e externos.


Figura 3

Ações dos Alunos

Responder o situação problema juntamente com as questões propostas e elaborar perguntas que deve ser feita após a visita na sala de aula .

Observações

  • Serviço:Planetário do Carmo Rua John Speers, 137 - Itaquera - Zona Leste (Metrô Itaquera)
  • Tel.: (11) 6748-0010
  • Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h

    Resultados

    Os resultados serão analisados com os resultados em geral da sala de aula , forma de um gráfico e tabela.

    Conclusões Coletivas

    Os alunos juntamente com o professor responderam o problema proposto na sala de aula(depois da entrega do relatório) e as questões devem ser entregues com o relatório.

    Questões

    1. O planetas mais internos são menores que os externos?
    2. Os planetas gasosos têm satélites ?Quem são eles ?
    3. Os planetas terrestres têm satélites ?Quem são eles?
    4. Os planetas internos têm satélites ?Quem são eles?
    5. Os planetas externos tem satélites ?Quem são eles ?
    6. As estrelas tem brilho próprio por quê?
    7. Por que a terra é azul?

      Discussão Pedagógica

      O sol é importante para nossa sobrevivência(figura 4) ou podemos viver sem a luz do sol(figura 5)?


      Figura 4


      Figura 5

      Discussão de Conteúdo

      1. Qual relação há em entre planetas internos e planetas terrestres ?
      2. Qual relação há entre planetas gasosos e planetas externos?

        Noções Científicas

        Astronomia

        Links

        Referências

        Dados adicionais

        Autores: Juliano Julival dos Santos

        Material Didático: Vídeos

        Atividade Experimental: Instrumentos de observação

        Modelagem: Simulações

        Estudo do Meio: Parques

        Internet: Páginas de conteúdo

        Como Obter

        Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: