Atividades de Ciências da Natureza

Aprendendo Física com Tratamento de Choque

Aline de Freitas Leal, Gisele dos Santos Custódio, Marcos Santos Barbosa, Zaqueu Vieira Oliveira

Clique para ampliar

Resumo

A atividade consiste em uma visita ao museu de Ciências Estação Ciências para que os alunos apredam um pouco de física, especificamente sobre eletricidade, de uma maneira diferente e divertida. Na área de Física da Estação Ciências são apresentados aos alunos vários experimentos onde é possível testar conceitos como tensão, corrente, resistênsia, eletricidade estática, eletricidade e magnetismo, magnetismo, transformação de energia, ótica, entre outros. Os próprios alunos participam dos experimentos podendo manipulá-los, vê-los e sentí-los, percebendo assim os efeitos da eletricidade e conhecendo melhor os fenômenos elétricos.

Material

  • Lápis
  • Borracha
  • Roteiro de visita (você pode usar o roteiro disponível na campo Download)

Procedimento

Sua visita deve ser agendada previamente através dos telefones (11) 3672-5364 ou (11) 3675-6889. Após ao agendamento o professor deve ir ao encontro pedagógico proposto pela administração da Estação Ciências. Esse encontro é extremamente importante para orientar ao professor sobre sua visita ao museu. Para maiores informações ligue nos telefones acima sitados ou acesse o site: www.eciencia.usp.br. Veja a seguir algumas imagens da área de Física da Estação Ciências:

Clique para ampliar
Figura 1

Clique para ampliar
Figura 2

Os alunos devem entrar na área de Física já com o roteiro de visita em mãos. Mostre o roteiro ao monitor, para que o mesmo tente abranger todos os pontos sugeridos no roteiro.

Situação-Problema

O tempo de apresentação é curto para garantir que todos os alunos compreendam tudo, por isso a visita deve ser encarada como uma introdução do tema, que deve ser complementado nas aulas.

Discussão Pedagógica

A física é um ramo da ciência que em muitos casos exige um nível de abstração muito grande dos alunos, exige pré-requisitos matemáticos e a compreensão de muitos conceitos. O uso de atividades de verificação de teorias e de expreimentos que mostrem os fenômenos físicos ajudam na copreensão dos mesmos, pois vendo e em alguns casos sentindo o fenômeno o aluno abstraem melhor os conceitos e fenômenos.

Dicas

O professor pode utilizar o arquivo no campo download desta página como sugestão de roteiro para a visita.

A Estação Ciências possui várias áreas em que podem ser abordados assuntos diversos, como por exemplo: Astronomia, Biologia, Ciências da Terra e Matemática. Faça uma visita ao museu antes de levar os alunos, podendo assim levá-los em exposições que se adequem melhor aos temas que estão estudando.

Dados adicionais

Autores: Aline de Freitas Leal, Gisele dos Santos Custódio, Marcos Santos Barbosa, Zaqueu Vieira Oliveira

Duração: A duração da apresentação do monitor do museu é de aproximadamente 30 minutos.

Estudo do Meio: Museus

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: