Atividades de Ciências da Natureza

Por que Respiramos?

Marcos Santos Barbosa


Resumo

A atividade consiste em explicar aos alunos como e porque respiramos. A atividade terá como base a utilização de um episódio do programa "O mundo de Beakman". O programa acima citado apresenta o assunto de maneira divertida, lúdica e dinâmica. Fazendo uso de um modelo em escala dos pulmões, de uma simulação que mostra o diafragma atuando na inspiração e expiração e de uma animação mostrando os pulmões em funcionamento. Nessa mesma animação simula-se uma grande aproximação até ser possível ver os alvéolos funcionando.

Objetivos

Introduzir aos alunos o funcionamento do sistema respiratório através de um recurso de mídia.

Organização da Classe

Para essa atividade faz-se necessário o uso de uma sala de informática ou de uma sala de video (já que é possível realizar o download do arquivo e a reprodução em um aparelho de DVD), onde os alunos possam assistir o video.

Formas de Registro

Antes de mostrar o video aos alunos, proponha aos mesmo que descrevam (com suas próprias palavras) como e porque respiramos. Após assistirem ao episódio sobre respiração de "O mundo de Beakman" volte a propor aos alunos que descrevam como e porque respiramos.

Material

Situação-Problema

Como foi mencionado no objetivo desta atividade, este recurso de mídia deve introduzir o tema sistema respiratório. O recurso de mídia aqui apresentado é resumido e superficial fazendo com que seja necessário que o professor desenvolva melhor o tema em outras aulas.

Dicas

Os registros feitos pelos alunos são uma ótima ferramenta de avaliação, principalmente no que diz respeito a funcionalidade da atividade aqui proposta.

Dados adicionais

Autores: Marcos Santos Barbosa

Duração:

30 minutos

Área: biologia

Internet: Vídeos online

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: