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A Polaridade das Moléculas de Água

Fabiana Teixeira

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Resumo

Em algum momento ouvimos ou ouviremos dizer que a água é polar. Mas, como podemos verificar isso? Através do site Molecularium é possível ver uma simulação que mostra esta característica da água. Para utilização deste recurso é necessário o aplicativo Flash para visualização online, mas também é possível baixar o simulador (1,3 MB) na extensão Zip.

Objetivos

Trabalhar com os alunos o conceito de polaridade molecular da água, através da visualização da simulação e do video.

Estrutura da Atividade

Deverá ser realizada na sala de informática, com instruções e supervisão do(a) professor(a), no qual irá apresentar o site e as ferramentadas a serem utilizadas.

Organização da Classe

Dependerá da quantidade de microcomputadores disponíveis, quanto menor for o número de alunos por micro, melhor será o aproveitamento.

Formas de Registro

Relatório escrito em grupo de no máximo 3 alunos, relatando o que viram na simulação e no video complementando com uma bibliografia sugerida pelo professor(a).

Introdução

O átomo é o componente básico da matéria. O átomo possui um núcleo central (prótons e neutrons) e elétrons orbitando em sua eletrosfera.

Moléculas são dois ou mais átomos ligados entre si quimicamente. Isto ocorre porque os átomos sempre procuram permanecer estáveis, então ele se combina com outro ou outros para atingir este estado.

Para a formação da molécula de água são necessários dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

Cada molécula possui concentrações de cargas de elétrons (nuvem eletrônica), esta característica determinará a polaridade molécula, que poderá ser polar (concentração de carga negativa em um extremo e uma parte positiva em outro extremo) ou poderá ser apolar (carga eletrônica distribuída de maneira uniforme).

Uma característica das moléculas polares (no caso da água) é que possuem maior eletronegatividade, ou seja, maior força de atração de cargas negativas.

Esta característica poderá ser observada na simulação e no video, onde materiais com cargas positivas, negativas ou neutras atraem ou não a água.

Material

Microcomputador com acesso a internet e aplicativo Flash.

Procedimento

Acessar o site Molecularium . Em seguida clicar em Ligações Intermoleculares.

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Figura 1

Clicar em Simulação e depois em Iniciar.

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Figura 2

Na caixa de diálogo selecionar a Barra de Plástico, em seguida clicar em Reiniciar, depois faça o mesmo procedimento com a Vara de Vidro e a Barra de Ferro. Observe o que acontece em cada um dos casos.

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Figura 3

Agora click em Video e assista o experimento apertando o Play.

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Figura 4

Situação-Problema

Observar como a polaridade das moléculas da água são importantes para a compreensão de vários fenômenos químicos envolvendo a água.

Hipóteses

Os alunos serão capazes de visualizar, através do video e do simulador, como se comportam as moléculas de água em proximidade à materiais carregados eletricamente.

Elementos Para Testar as Hipóteses

Relatório em grupo (de três alunos) relatando o que visualizam e ao mesmo tempo fazendo uma conexão com uma bibliografia sugeria pelo(a) professor(a).

Ações dos Alunos

Visualização e produção de um breve relatório.

Questões

  • Porque o filete de água é deslocado?

Dados adicionais

Autores:  

Fabiana Teixeira

Duração:  

uma aula

Nível:  

Ensino Fundamental II

Área:  

química

Tema:  

quimica inorganica

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Vídeos

Atividade Experimental:  

Simulação,Recursos audiovisuais,Recursos computacionais,Materiais alternativos

Modelagem:  

Simulações

Software:  

Simulação,Animação

Internet:  

Páginas de conteúdo,Simulações

 
 

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