Atividades de Ciências da Natureza

Recurso de Mídia: Música Planeta Água

Ivone Dantas Farias


Resumo

Abrimos a torneira, a água pinga no copo, bebemos. O ritual é tão corriqueiro que nem refletimos sobre ele.O que para muitos de nós é banal virou um sonho distante para 1 bilhão de pessoas no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde. Esta atividade visa auxiliar os alunos a refletirem sobre este assunto a partir da música Planeta Água, composta por Guilherme Arantes.

Objetivos

  • Refletir sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta.
  • Construir os conceitos que envolvem o ciclo da água.
  • Propiciar discussões acerca dos usos da água e sua consequente escassez.

Estrutura da Atividade

Será distribuída a letra da música para cada grupo, para que os alunos possam acompanhar durante a execução. Os grupos deverão refletir sobre a música, definindo o assunto tratado, fazendo um registro por escrito. Após definir o tema da música, cada grupo deverá elaborar uma apresentação para toda a classe.Além de responder as questõpes propostas.

Organização da Classe

Em grupos de 4 ou 5 alunos

Formas de Registro

Os alunos deverão registrar o tema da música por escrito e responder as questões acerca da música proposta.

Introdução

A aguá não é só uma mera substância química formada por átomos de hidrogênio e oxigênio. Nela surgiu a primeira forma de vida do planeta há milhões de anos; dela o processo evolutivo caminhou até formar nossa espécie, e continua a manter toda a diversidade.

Papel fundamental para a manutenção dos ciclos naturais do planeta essa substância tem se tornado assunto principal de discussões, em conseqüência do uso desregulado e do equivocado pensamento da infinidade desse bem. O desperdício contínuo, a poluição, o uso abundante e descontrolado pela agricultura e pela indústria, são alguns dos principais fatores que agravam a escassez de água.

Material

  • Aparelho de som
  • Planeta Água

    Composição: Guilherme Arantes

    Água que nasce na fonte

    Serena do mundo

    E que abre um

    Profundo grotão

    Água que faz inocente

    Riacho e deságua

    Na corrente do ribeirão...

    Águas escuras dos rios

    Que levam

    A fertilidade ao sertão

    Águas que banham aldeias

    E matam a sede da população...

    Águas que caem das pedras

    No véu das cascatas

    Ronco de trovão

    E depois dormem tranqüilas

    No leito dos lagos

    No leito dos lagos...

    Água dos igarapés

    Onde Iara, a mãe d'água

    É misteriosa canção

    Água que o sol evapora

    Pro céu vai embora

    Virar nuvens de algodão...

    Gotas de água da chuva

    Alegre arco-íris

    Sobre a plantação

    Gotas de água da chuva

    Tão tristes, são lágrimas

    Na inundação...

    Águas que movem moinhos

    São as mesmas águas

    Que encharcam o chão

    E sempre voltam humildes

    Pro fundo da terra

    Pro fundo da terra...

    Terra! Planeta Água

    Terra! Planeta Água

    Terra! Planeta Água...

Procedimento

Inicialmente o professor deve disponibilizar a letra da música para os grupos. Depois, executar a música, duas ou três vezes, para que os alunos ouçam com atenção e reflitam individualmente. Propor que cada grupo discuta o tema tratado na música. Expor as questões que devem ser respondidas. Propor que cada grupo monte uma apresentação acerca do tema da música, afim de socializarem com toda a turma. Por fim fazer a conclusão da atividade com uma roda de conversa sobre as conclusões de cada um.

Ações dos Alunos

Refletir aceca da música

Identificar o tema da música

Responder as questões propostas

Elaborar uma apresentação que ilustre as reflexões do grupo e socializar com os colegas

Questões

Em sua opinião, por que o autor da música utiliza a expressão "Planeta água" para se referir ao planeta Terra?

Em que trechos da música são possíveis de identificar aspectos referentes ao ciclo da água?

Que trechos da música descrevem a importância da água para a manutenção da vida?

Dicas

Durante as discussões, o professor deve orientar os alunos para que todos falem e sejam ouvidos. O professor também pode fazer intervenções no sentido de esclarecer possíveis dúvidas que surgirem.

esta atividade pode ser complementada com o uso de reportagens de jornais e revistas que tratem do tema.

Noções Científicas

Recursos naturais

Recursos hídricos

Habilidades

Trabalhar em grupo

Discutir e refletir sobre problemas propostos

Elaborar apresentações

Dados adicionais

Autores: Ivone Dantas Farias

Duração: 2 aulas

Área: geociências

Enfoques: Uso de material

Como Obter

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