Atividades de Ciências da Natureza

Simulação das Estações do Ano

André Stopa Rankin, Alisson Leite Gomes, Evandro Jr. Albuquerque de Negreiros


Resumo

A cada ano temos quatro diferentes estações do ano. A simulação aqui proposta tem o intuito de fazer com que os alunos vejam e aprendam que o fato de termos um verão quente e um inverno frio nada tem a ver com a distância que a Terra encontra-se do Sol. Sendo assim, pretende-se com esta atividade complementar o ensino dos alunos da 5ª série no que se refere a este assunto no âmbito da astronomia.

Objetivos

A simulação proposta tem por objetivo complementar o ensino dos alunos no tema em questão e fazer com que estes vivenciem atividades visuais que acabam por enriquecer o conhecimento.

Estrutura da Atividade

Primeiramente é preciso que o professor tenha ministrado uma aula sobre as Estações do Ano. Em seguida é preciso que o professor tenha preparado uma sala escura, com uma mesa grande no centro onde será colocado os materiais para a simulação. Por fim, a simulação será apresentada aos alunos e posteriormente poderão ser aplicados exercícios encontrados no livro didático do porfessor.

Organização da Classe

A Atividade terá de ocorrer em uma sala escura para que os alunos visualizem bem a luz sobre o planeta Terra. Sendo assim, propõe-se que seja colocada uma mesa grande com os materiais sobre a mesma e que os alunos fiquem de pé ao redor desta observando por ângulos diferentes a simulação.

Formas de Registro

Os alunos poderão fazer anotações em seus cadernos enquanto o professor faz a apresentação, o que servirá como complemento da matéria já passada pelo professor. Poderá ser aplicado um questionário aos alunos a fim de medir o quanto eles aprenderam.

Introdução

Muitos alunos tem uma idéia errada de que as Estações do Ano estão relacionadas a uma maior aproximação da Terra com o Sol ou com o afastamento, ou seja, muitos acreditam que o verão costuma ser quente porque o Sol está próximo da Terra e que no inverno faz frio porque o Sol está longe da Terra. Sendo assim, após uma aula sobre o assunto acreditamos que a simulação pode enriquecer o conhecimento dos alunos a medida que a visualização do que ocorre e do porque ocorre poderá ser melhor apreendida pelos alunos.

Material

  • Abajour (Sol);
  • Globo terrestre inclinado num suporte (a Terra);
  • Cartolina preta;
  • Extensão elétrica.

Montagem

  • Forrar a mesa com cartolina preta para que a luz emitida pela lâmpada do abajour não seja refletida para a parte inferior do globo;
  • Colocar o globo e o abajour sobre a mesa e;
  • Ligar o abajour na extenção e a extensão na tomada.


    Figura 1 - Simulação das Estações do Ano

      Procedimento

      Após a aula sobre o assunto "Estações do Ano" o professor deve levar os alunos para a sala escura já preparada com os materiais a serem utilidos na simulação. Em seguida o professor deve fazer a apresentação aos alunos fazendo perguntas aos para que eles participem e mostrem o que aprenderam em aula. Posteriormente o professor pode passar algumas questões aos alunos para medir o seu aprendizado.

      Situação-Problema

      Fazer com que os alunos visualizem os conceitos e conteúdos trabalhados em aula a fim de que estes sejam fixados por meio da visualização da atividade de simulação.

      Hipóteses

      Muitos alunos acreditam que a ocorrência das Estações do Ano está relacionada a distância da Terra em relação ao Sol.

      Elementos Para Testar as Hipóteses

      Antes da aula sobre o assunto o professor pode perguntar aos alunos se eles sabem ou imaginam o que faz com que nosso planeta tenha Estações do Ano.

      Ações dos Alunos

      Observação, participação com perguntas e respostas às perguntas feitas pelo professor e posterior resolução de questionário.

      Resultados

      Espera-se que a maior parte dos alunos consiga responder bem as questões propostas pelo livro didático do professor.

      Discussão de Conteúdo

      O professor pode iniciar sua apresentação relembrando os alunos de que as estações do ano acontecem por causa da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano.Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do Sol está exatamente na linha do Equador.

      Links

      Referências

      Dados adicionais

      Autores: André Stopa Rankin, Alisson Leite Gomes e Evandro Jr. Albuquerque de Negreiros

      Duração: Uma aula

      Nível: Ensino Fundamental II

      Área: Astronomia

      Tema: Estações do Ano

      Enfoques: Uso de material

      Material Didático: Apresentações

      Atividade Experimental: Simulação

      Modelagem: Simulações

      Estudo do Meio: Fenômenos naturais

      Software: Simulação

      Internet: Simulações

      Como Obter

      Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: