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Sistema Digestório

Abigail Ferreira Silva, Edson Bastos, Fabiana da Silva Teixeira, Flavio Luiz Correa dos Santos, Hermon Reis

Autores

Abigail Ferreira Silva, Edson Bastos, Fabiana da Silva Teixeira, Flavio Luiz Correa dos Santos, Hermon Reis

Resumo

Nessa atividade faremos o uso de dois vídeos; no primeiro deles vemos os órgãos de uma forma muito próxima da real, alguns dos órgãos que compõem o sistema digestório do corpo humano.

Aqui nota-se estruturas internas do estômago (as vilosidades) de uma forma que não é mostrada nos livros didáticos do ensino fundamental, além de estruturas como os esfincteres que geralmente não são ensinadas aos alunos no ensino fundametal.

Apesar da relativa dificuldade em acompanhar o video e a tradução simultanea, o site traz um diferencial que é o texto escrito e falado em inglês o que permite trabalhar o tema de uma forma multidisciplinar.

O site possui ainda outros recursos como pausa do vídeo ou então o recurso "voz clara" onde é possível repetir quantas vezes forem necessárias cada trecho do filme.

http://br.yappr.com/welcome/Video.action?videoGuid=F665C444-46EB-4788-BFD8-DD67702DC3B4No

No segundo vídeo os alunos se deparam com imagens reais associadas a animações de computador, nesse caso é visto o percurso do alimento no sistema digestório, e a ação das enzimas em cada órgão do sistema ora degradando proteinas no estomago, ora gorduras no intestino delgado, ora os carboidratos na boca.

http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU

Objetivos

Mostrar partes do sistema digestório, além da anatomia dos orgãos que o constitui, as funções de certas estruturas e as ações de determinadas enzimas.

Estrutura da Atividade

Levar os alunos para o laboratório de informática;

Auxiliá-los a entrar no site;

Pedir que assistam ao video;

Solicitar que façam desenhos em papel sulfite.

Estabelecer uma discussão sobre o que foi aprendido e o que não foi compreendido.

Organização da Classe

Em dupla por micro.

Formas de Registro

Fazer desenhos dos órgãos visualizados no vídeo;

Fazer uma resenha com opinião do que considerou mais importante;

Introdução

O sistema digestório humano anteriormente denominado sistema digestivo é responsável por transformar todo alimento que ingerimos em energia para as células (carboidratos e lipideos), para a construção e manutenção dos tecidos e consequentemente dos órgãos(proteínas)e como catalisadores de reações(vitaminas).

Para que todas esses alimentos possam ser aproveitados eles precisam ser reduzidos a particulas muito pequeanas de forma que possam passar no final do processo de digestão da parede do intestino para a corrente sanguinea e daí para as diferentes células que compõem todos os sistemas do corpo humano.

Essa redução dos alimentos tem origem na boca e é denominada digestão mecânica porque pelas ação dos dentes são reduzidos de tamanho. A seguir o alimento desce pelo esôfago onde será conduzido até o estômago onde será dado início a um processo quimico de redução com a ação de ácidos (como o acios cloridrico que se transforma em pepsina) e enzimas que degradam parcialmente proteínas principalmente, mas tambem dão continuidade a digestão quimica dos carboidratos e lipideos que sofreram uma pequena quebra quimica ainda na boca pela lipase (responsavel pelo inicio da digestão dos lipideos) e pela ptialina responsável pelo inicio da digestão quimica dos carboidratos).

Descendo um pouco mais no intestino delgado são lançados sobre o bolo alimentar( agora denominado quimo) outras enzimas como a bile que emulsiona as gorduras lipase pancreatica que efetivamente as degrada em acidos graxos e glicerol para que fiquem pequenas o suficiente para passar pelas paredes do intestino e irem parar no sangue e por fim nas células.

Material

Computador,caderno, lápis, caneta, borracha. folha sulfite


Figura 1 - Sistema digestório humano

Montagem

Na primeira parte da primeira aula introduzir o tema aos alunos;

Na segunda metade mostrar-lhes os vídeos;

Na primeira metade da segunda aula, pedir que façam os desenhos seguindo os vídeos e outros materiais que foram usados na introdução ao tema.

Na segunda parte da segunda aula,(com a mediação do professor) pedir que exponham seus trabalhos para os outros ao mesmo tempo realizando discussões sobre o que foi bem compreedido e o que não ficou bem claro.

Procedimento

Introduzir o assunto aos alunos na primeira aula usando de recursos como livros, revistas artigos de jornais.

Na Segunda aula mostrar o vídeo aos alunos e em seguida pedir que façam uma resenha critica.

Situação-Problema

Como os alimentos são processados dentro do organismo humano?

Hipóteses

Existe um trabalho conjunto de todos os orgãos, cada um contribuindo com uma função.

Elementos Para Testar as Hipóteses

Assistir os filmes, realizar reproduções em formas de desenhos, expor os trabalhos aos grupos discutindo pontos compreendidos ou não.

Ações dos Alunos

Primeiro discussão entre duas duplas acerca do consideram

Resultados

Esperamos que os alunos possam compreender melhor o funcionamento e a anatomia dos órgãos que compoõem o sistema digestório.

Questões

Qual a diferença entre disgestão física e química?

Quais alimentos são digeridos na boca? E no estômago? e no Intestino delgado?

Qual é o ácido que promove a digestão das proteínas no estômago?

Discussão Pedagógica

O vídeo como ferramenta de ensino favorece o aprendizado se visto como uma forma de pluralismo metodológico, principalmente se levarmos em conta as diferentes formas de aprender que cada aluno apresenta.

Associado a isso temos nesse trabalho o uso de uma ferramenta primordial para os dias atuais que é a internet, onde os alunos necessáriamente precisam aprender a usá-la de um modo mais construtivo. Nesse sentido essa atividade contribui bastante.

Dados adicionais

Duração:  

2 aulas

Área:  

biologia

Tema:  

fisiologia

Tópico:  

bioquímica

Enfoques:  

Uso de material

Material Didático:  

Vídeos

Atividade Experimental:  

Demonstração,Atividades Investigativas,Recursos audiovisuais,Materiais alternativos

Divulgação Científica:  

Documentários

Modelagem:  

Debates

Software:  

Animação

Internet:  

Vídeos online

 
 

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