Atividades de Ciências da Natureza

Trilha Ecológica no Sesc Itaquera

Fabiana Teixeira


Resumo

O nosso planeta tem 2% de sua área ocupada pelas grandes cidades, porém elas consomem 75% dos recursos naturais explorados pelo homem (DIAS, 2002).

Esta crescente e desordenada urbanização gera grandes consequências, por exemplo, as enchentes frequentes na cidade de São Paulo.

Na visita monitorada ao Sesc Itaquera os alunos caminharão por um pequeno fragmento de Mata Atlântica, onde os discentes verificarão como era o estado de São Paulo em sua forma natural, em que o(a) professor(a) poderá trabalhar um debate com alunos sobre de como o a cidade está transformada atualmente e quais são as consequências de sua expansão.

Objetivos

Refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas para a sobrevivência de seres humanos e não humanos.

Desenvolver o senso crítico do aluno sobre o futuro da cidade se medidas ambientais não forem tomadas, além de pensarem sobre como o estilo de vida contemporâneo contribui para estes impactos.

Estrutura da Atividade

Visita monitorada ao Sesc Itaquera e posterior debate e trabalho escrito.

Formas de Registro

Trabalho escrito sobre o ecossistema da trilha em comparação a vida nos grandes centros urbanos e quais as consequências da urbanização desorganizada e do desmatamento.

Introdução

Segundo o Índice de Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e a Fundação SOS Mata Atlântica, o estado de São Paulo hoje possui apenas 8% da vegetação original.

Apesar destes números as cidades continuam crescendo, desta forma, aumenta a demanda por recursos naturais e consequentemente há perda da qualidade ambiental, que reflete em nossas vidas e na vida de outros seres.

É importante mostrar aos alunos a importância da dinâmica de diferentes ambientes, dando uma idéia geral sobre a fauna, flora e aspectos geológicos locais, para a manutenção da vida no planeta, além de compreender certos fenômenos recorrentes em grandes cidades, como por exemplo, enchentes e poluição de rios e córregos da cidade.

A visita à Trilha do Sesc Itaquera , onde há um fragmento de Mata Atlântica, os alunos observarão espécies vegetais e animais.

Procedimento

Visita será monitorada e os alunos deverão fazer anotações.

Situação-Problema

O desmatamento e o uso desenfreado dos recursos naturais afetam nossas vidas, podendo comprometer a vida de futuras gerações.

Observações

O Sesc Itaquera está localizado na Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 Itaquera São Paulo - SP cep 08265-045. O telefone para contato é: 11 2523-9200 o fax: 11 2521-4339 e o e-mail: email@itaquera.sescsp.org.br . O horário de funcionamento é de quarta à domingo e feriados, das 9h às 17h e a acessibilidade é universal. É necessário um agendamento prévio. Para maiores informações clique aqui.

Referências

Dias, G. F. Pegada Ecológica e sustentabilidade humana. Editora Gaia: São Paulo, 2002.

Dados adicionais

Autores: Fabiana Teixeira

Nível: Ensino Fundamental II

Área: Educação Ambiental

Estudo do Meio: Serviços públicos,Espaços educativos não-formais,Fenômenos naturais

Como Obter

Baixar Arquivo Pdf

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: