Museus e Centros de Ciências

Bosque Rodrigues Alves

Clique para ampliar

Descrição

O Bosque Rodrigues Alves, inspirado no Bois de Bologne, de Paris, é um pedaço da floresta Amazônica preservado no meio da cidade. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.

Entre as coleções estão mais de 80 mil espécies de plantas vasculares e espécies silvestres, especialmente as que estão ameaçadas, assim como milhares de espécies cultiváveis de importância econômica e seus correspondentes silvestres.

A fauna é rica de espécies regionais, abrigando animais em cativeiro e outras espécies em liberdade. Conta ainda com um aquário com várias espécies originárias da amazônia, um orquidário, lagos, grutas, cascatas e até uma réplica de montanha.

Além disso, a Coordenadoria de Fauna recebe alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e técnicos em Manejo de Fauna e utiliza os mesmos nas atividades de rotina e no desenvolvimento de projetos de pesquisa mais específicos. O objetivo é a análise e avaliação da biologia das espécies animais do Bosque, formação de banco de dados sobre a fauna amazônica e atividades inter-institucionais.

O Bosque é uma importante área de lazer da cidade, um passeio imperdível e uma oportunidade sem igual de apreciar a natureza, vivendo um pouco da história, da fauna , flora e arquitetura da região.

Links

Página na internet

Dados adicionais

Endereço: Avenida Almirante Barroso nº 2453 - Bairro do Marco

Cep: 66.093-020

Cidade: Belém

Estado: PA

Fone: (91) 3276-2308

Fax: (91) 3242-0096

Entrada Franca: Não

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: