Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Bosque Rodrigues Alves

Clique para ampliar

Descrição

O Bosque Rodrigues Alves, inspirado no Bois de Bologne, de Paris, é um pedaço da floresta Amazônica preservado no meio da cidade. É formado por uma floresta primária de terra firme preservada desde o final do século XIX e apresenta uma grande diversidade de espécies animais e vegetais característicos deste ecossistema.

Entre as coleções estão mais de 80 mil espécies de plantas vasculares e espécies silvestres, especialmente as que estão ameaçadas, assim como milhares de espécies cultiváveis de importância econômica e seus correspondentes silvestres.

A fauna é rica de espécies regionais, abrigando animais em cativeiro e outras espécies em liberdade. Conta ainda com um aquário com várias espécies originárias da amazônia, um orquidário, lagos, grutas, cascatas e até uma réplica de montanha.

Além disso, a Coordenadoria de Fauna recebe alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e técnicos em Manejo de Fauna e utiliza os mesmos nas atividades de rotina e no desenvolvimento de projetos de pesquisa mais específicos. O objetivo é a análise e avaliação da biologia das espécies animais do Bosque, formação de banco de dados sobre a fauna amazônica e atividades inter-institucionais.

O Bosque é uma importante área de lazer da cidade, um passeio imperdível e uma oportunidade sem igual de apreciar a natureza, vivendo um pouco da história, da fauna , flora e arquitetura da região.

Dados adicionais

Endereço:  

Avenida Almirante Barroso nº 2453 - Bairro do Marco

Cep:  

66.093-020

Cidade:  

Belém

Estado:  

PA

Fone:  

(91) 3276-2308

Fax:  

(91) 3242-0096

Email:  

gab.semm@cinbesa.com.br

Entrada Franca:  

Não

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados