Organizações não governamentais

Associação de Biodinâmica


Descrição

1. HistóricoNascemos em 1984 com o nome de Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), quando um grupo de antropósofos, em busca de seus objetivos de aplicar na prática os ensinamentos da Antroposofia no Brasil, resolveu enfrentar o desafio de adaptar a Agricultura Biodinâmica para condições tropicais, através de pesquisa, cursos e publicações. Nesta época, fazíamos parte da Associação Beneficiente Tobias.A atividade de certificação orgânica e biodinâmica (selo Demeter) é iniciada em 1991, e teve um crescimento tão grande que passou a canalizar todas nossas energias, em detrimento das outras áreas de atuação tão importantes para a organização.Em 1995 criamos a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, e nos independemos da Associação Tobias, com a missão de fomentar a Agricultura Biodinâmica no Brasil.Em 1996 a Associação recebeu o premio SARD de destaque como instituição de fomento de agricultura orgânica na Conferência Internacional da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).Em 1999, num ato de coragem, pois a certificação era a atividade que mais gerava renda para a organização, resolvemos fundar uma outra instituição para cuidar exclusivamente da certificação. Nasce a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) e renasce a Associação Biodinâmica. Abandonamos a certificação e passamos a fortalecer a atividade de consultoria e assistência técnica em agricultura biodinâmica.Em 2000 resolvemos priorizar a consultoria junto a grupos de pequenos agricultores por acreditarmos que junto a este público nossa missão realmente se cumpriria, e pela importância do trabalho social que poderíamos realizar. Fomos então à procura de parceiros para financiar a atividade.Em 2003, preocupados com o escoamento dos produtos agrícolas gerados pelos produtores familiares criamos na Associação o grupo de comercialização de produtos biodinâmicos, com a função de estudar e traçar estratégias de comercialização. Através do trabalho deste grupo, no final de 2005 inauguramos nosso primeiro ponto de venda, a feirinha de Santo Amaro, onde os agricultores familiares da região de Maria da Fé, Gonçalves e Sapucaí Mirim em Minas Gerais e Botucatu, em São Paulo, vendem seus produtos diretamente aos consumidores.Em 2006 a Associação Biodinâmica ficou entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social da Fundação Ashoka/Mackinsey com o projeto de uma Rede de escoamento de produtos biodinâmicos na cidade de São Paulo.Em 2005 realizamos um workshop de três dias, onde nossa missão, visão e valores foram reavaliados:

Ações Educativas

Atividades desenvolvidas:Para que nossa missão seja cumprida, desenvolvemos várias atividades:Área Demonstrativa- A área da Associação Biodinâmica é pioneira no Brasil no desenvolvimento de sistemas agrosilvopastoris em aléias. Tem um trabalho intenso de reconstrução da paisagem, originalmente degradada. A Associação Biodinâmica também desenvolveu a tecnologia do coquetel de adubos verdes muito usado por todas correntes de agricultura orgânica. Constantemente tem recebido visitas de grupos de agricultores e alunos da área agronômica e florestal. Esta área é usada para o Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica. Atualmente mantém uma área produtiva de hortaliças, ervas medicinais, gado de leite e mel;Pesquisa- Durante os últimos anos várias pesquisas foram realizadas, inclusive teses de mestrado e doutorado em parceria com a ESALQ-USP e FCA-UNESP, focadas principalmente em comparação de sistemas orgânico, biodinâmico e convencional e em sistemas agroflorestais. Participa do Programa de Conservação dos Remanescentes do Cerrado no Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente Estadual;Preparados Biodinâmicos – Ferramenta fundamental na biodinâmica, a Associação produz em grande escala os preparados biodinâmicos para atender uma demanda crescente de produtores interessados, além de ensinar os agricultores a produzirem seus próprios preparados em cursos específicos;Cursos- Realizado em parceria com a Associação ELO e Universidade de Uberaba o Curso Fundamental de Agricultura Biológico Dinâmica é reconhecido pelo MEC a nível de pós graduação lato sensu. Também realizamos pequenos cursos para grupos de agricultores familiares e para treinamento de consultores. A cada dois anos realizamos a Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Neste ano aconteceu a VII Conferência, com o tema “Resgate, Produção e Conservação de Sementes Crioulas” em Maria da Fé, com o envolvimento total, na coordenação e planejamento do evento, dos pequenos agricultores da região.Publicações- A Associação Biodinâmica tem editado ao longo de sua história várias apostilas com temas relevantes. Em parceria com a USP editou os Anais de duas conferências de Agricultura Biodinâmica e tem editado alguns livros que tratam dos princípios e práticas biodinâmicas. Anualmente publica o Calendário Agrícola Astronômico, ferramenta muito usada pelos produtores, e semestralmente a Revista Agricultura Biodinâmica distribuída gratuitamente para produtores assistidos.Normas Demeter – A Associação Biodinâmica é responsável pela elaboração das normas de produção para o selo de qualidade Demeter, certificado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD);Laboratório de qualidade- O laboratório de qualidade trabalha com métodos de formação de imagem. Através deste método podemos comparar a qualidade de um alimento de origem convencional, orgânica ou biodinâmica cultivados no mesmo ecossistema;Consultoria

Links

Página na Internet

Dados adicionais

Assunto Principal: agricultura biodinamica

Palavras-Chave: agricultura, educação ambiental, consultoria,

Área: ecologia

Tema: biodinâmica

Endereço: Rod.Gastão Dal Farra Km 04 - Bairro Demétria - Cx.P: 1016 55 /

Cep: 18603-970

Cidade: Botucatu

Fone: (14) 3815 7862

Fax: 14- 6282

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados