Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Associação de Biodinâmica

Descrição

1. HistóricoNascemos em 1984 com o nome de Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), quando um grupo de antropósofos, em busca de seus objetivos de aplicar na prática os ensinamentos da Antroposofia no Brasil, resolveu enfrentar o desafio de adaptar a Agricultura Biodinâmica para condições tropicais, através de pesquisa, cursos e publicações. Nesta época, fazíamos parte da Associação Beneficiente Tobias.A atividade de certificação orgânica e biodinâmica (selo Demeter) é iniciada em 1991, e teve um crescimento tão grande que passou a canalizar todas nossas energias, em detrimento das outras áreas de atuação tão importantes para a organização.Em 1995 criamos a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, e nos independemos da Associação Tobias, com a missão de fomentar a Agricultura Biodinâmica no Brasil.Em 1996 a Associação recebeu o premio SARD de destaque como instituição de fomento de agricultura orgânica na Conferência Internacional da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica).Em 1999, num ato de coragem, pois a certificação era a atividade que mais gerava renda para a organização, resolvemos fundar uma outra instituição para cuidar exclusivamente da certificação. Nasce a Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) e renasce a Associação Biodinâmica. Abandonamos a certificação e passamos a fortalecer a atividade de consultoria e assistência técnica em agricultura biodinâmica.Em 2000 resolvemos priorizar a consultoria junto a grupos de pequenos agricultores por acreditarmos que junto a este público nossa missão realmente se cumpriria, e pela importância do trabalho social que poderíamos realizar. Fomos então à procura de parceiros para financiar a atividade.Em 2003, preocupados com o escoamento dos produtos agrícolas gerados pelos produtores familiares criamos na Associação o grupo de comercialização de produtos biodinâmicos, com a função de estudar e traçar estratégias de comercialização. Através do trabalho deste grupo, no final de 2005 inauguramos nosso primeiro ponto de venda, a feirinha de Santo Amaro, onde os agricultores familiares da região de Maria da Fé, Gonçalves e Sapucaí Mirim em Minas Gerais e Botucatu, em São Paulo, vendem seus produtos diretamente aos consumidores.Em 2006 a Associação Biodinâmica ficou entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social da Fundação Ashoka/Mackinsey com o projeto de uma Rede de escoamento de produtos biodinâmicos na cidade de São Paulo.Em 2005 realizamos um workshop de três dias, onde nossa missão, visão e valores foram reavaliados:

Ações Educativas

Atividades desenvolvidas:Para que nossa missão seja cumprida, desenvolvemos várias atividades:Área Demonstrativa- A área da Associação Biodinâmica é pioneira no Brasil no desenvolvimento de sistemas agrosilvopastoris em aléias. Tem um trabalho intenso de reconstrução da paisagem, originalmente degradada. A Associação Biodinâmica também desenvolveu a tecnologia do coquetel de adubos verdes muito usado por todas correntes de agricultura orgânica. Constantemente tem recebido visitas de grupos de agricultores e alunos da área agronômica e florestal. Esta área é usada para o Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica. Atualmente mantém uma área produtiva de hortaliças, ervas medicinais, gado de leite e mel;Pesquisa- Durante os últimos anos várias pesquisas foram realizadas, inclusive teses de mestrado e doutorado em parceria com a ESALQ-USP e FCA-UNESP, focadas principalmente em comparação de sistemas orgânico, biodinâmico e convencional e em sistemas agroflorestais. Participa do Programa de Conservação dos Remanescentes do Cerrado no Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente Estadual;Preparados Biodinâmicos – Ferramenta fundamental na biodinâmica, a Associação produz em grande escala os preparados biodinâmicos para atender uma demanda crescente de produtores interessados, além de ensinar os agricultores a produzirem seus próprios preparados em cursos específicos;Cursos- Realizado em parceria com a Associação ELO e Universidade de Uberaba o Curso Fundamental de Agricultura Biológico Dinâmica é reconhecido pelo MEC a nível de pós graduação lato sensu. Também realizamos pequenos cursos para grupos de agricultores familiares e para treinamento de consultores. A cada dois anos realizamos a Conferência Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Neste ano aconteceu a VII Conferência, com o tema “Resgate, Produção e Conservação de Sementes Crioulas” em Maria da Fé, com o envolvimento total, na coordenação e planejamento do evento, dos pequenos agricultores da região.Publicações- A Associação Biodinâmica tem editado ao longo de sua história várias apostilas com temas relevantes. Em parceria com a USP editou os Anais de duas conferências de Agricultura Biodinâmica e tem editado alguns livros que tratam dos princípios e práticas biodinâmicas. Anualmente publica o Calendário Agrícola Astronômico, ferramenta muito usada pelos produtores, e semestralmente a Revista Agricultura Biodinâmica distribuída gratuitamente para produtores assistidos.Normas Demeter – A Associação Biodinâmica é responsável pela elaboração das normas de produção para o selo de qualidade Demeter, certificado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD);Laboratório de qualidade- O laboratório de qualidade trabalha com métodos de formação de imagem. Através deste método podemos comparar a qualidade de um alimento de origem convencional, orgânica ou biodinâmica cultivados no mesmo ecossistema;Consultoria

Dados adicionais

Email:  

biodinamica@biodinamica.org.br

Assunto Principal:  

agricultura biodinamica

Palavras-Chave:  

agricultura, educação ambiental, consultoria,

Área:  

ecologia

Tema:  

biodinâmica

Endereço:  

Rod.Gastão Dal Farra Km 04 - Bairro Demétria - Cx.P: 1016 55 /

Cep:  

18603-970

Cidade:  

Botucatu

Fone:  

(14) 3815 7862

Fax:  

14- 6282

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados