Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Centro de Massa / Torque

Referência

Alunos da disciplina Produção de Material Didático (FEP 458)
Licenciatura em Física - IFUSP -- Turma: Noturno/2005

Introdução

Mostrar e ilustrar o conceito de centro de gravidade. Inicialmente precisamos entender porque os dedos se encontram no centro de massa. Quando eles estão afastados, o que está mais perto do centro de massa suporta uma carga maior que o outro. O atrito é proporcional a essa carga, logo, o dedo mais próximo do centro de massa sofre maior atrito e não conseguimos movê-lo enquanto o outro deslisa com facilidade. A parte menor da vassoura pesa mais porque o centro de massa é o ponto onde os torques dos dois lados são iguais (e não o ponto onde os pesos são iguais). O torque, nesse caso simples, é (aproximadamente) o produto do peso de cada lado pela distância do Centro de Gravidade ao meio de cada lado. Esses torques são: Lado mais comprido: Torque = p*D. Lado mais curto: Torque = P*d. Como d é menor que D, vemos que P é maior que p, já que os torques são iguais. Isto é, o lado mais curto pesa mais.


Figura 1

Materiais

Régua longa; Vassouras com cabo de madeira; Serrote; Balança de dois pratos.

Montagem

Observe a ilustração.


Figura 2

Procedimento

Apoiamos as duas pontas da vassoura nos dedos indicadores e tentamos juntar esses dedos. Depois de algumas tentativas os dedos se encontram em um ponto que é o centro de gravidade da vassoura.

Roteiro

Se você serrar o cabo da vassoura na posição do centro de gravidade e pesar as duas partes em uma balança de dois pratos, qual delas será mais pesada?

Dados adicionais

Elaborado:  

Daniel de Abreu Rossetto

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados