Produção de Material Didático

Centro de Massa / Torque


Referência

Alunos da disciplina Produção de Material Didático (FEP 458)
Licenciatura em Física - IFUSP -- Turma: Noturno/2005

Introdução

Mostrar e ilustrar o conceito de centro de gravidade. Inicialmente precisamos entender porque os dedos se encontram no centro de massa. Quando eles estão afastados, o que está mais perto do centro de massa suporta uma carga maior que o outro. O atrito é proporcional a essa carga, logo, o dedo mais próximo do centro de massa sofre maior atrito e não conseguimos movê-lo enquanto o outro deslisa com facilidade. A parte menor da vassoura pesa mais porque o centro de massa é o ponto onde os torques dos dois lados são iguais (e não o ponto onde os pesos são iguais). O torque, nesse caso simples, é (aproximadamente) o produto do peso de cada lado pela distância do Centro de Gravidade ao meio de cada lado. Esses torques são: Lado mais comprido: Torque = p*D. Lado mais curto: Torque = P*d. Como d é menor que D, vemos que P é maior que p, já que os torques são iguais. Isto é, o lado mais curto pesa mais.


Figura 1

Materiais

Régua longa; Vassouras com cabo de madeira; Serrote; Balança de dois pratos.

Montagem

Observe a ilustração.


Figura 2

Procedimento

Apoiamos as duas pontas da vassoura nos dedos indicadores e tentamos juntar esses dedos. Depois de algumas tentativas os dedos se encontram em um ponto que é o centro de gravidade da vassoura.

Roteiro

Se você serrar o cabo da vassoura na posição do centro de gravidade e pesar as duas partes em uma balança de dois pratos, qual delas será mais pesada?

Dados adicionais

Elaborado: Daniel de Abreu Rossetto

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados