Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Funções e Gráficos

Descrição

Neste módulo estudaremos funções. O conceito de funções é um dos maisimportantes em Matemática, e seu conhecimento impulsionou o desenvolvimentotecnológico em quase todas as áreas.

As funções permeiam nossa vida cotidiana mesmo que não tenhamos consciênciadisso. Por exemplo, o valor da conta de luz depende da quantidade deenergia gasta, a dose de remédio que é dada a uma criança depende do seupeso, o valor para fazer cópias de um material depende do número de páginascopiadas. Usando funções, também se estudam o crescimento de bactérias, omovimento dos astros, a variação da temperatura da Terra etc. A noção defunção nos permite, enfim, descrever e analisar relações de dependência entrequantidades.

Neste módulo estudaremos o que chamamos de funções reais, isto é, relaçõesentre quantidades que podem ser descritas por números reais. Daremosênfase ao tratamento gráfico das funções. Aprenderemos a relacionar informaçõesalgébricas (como equações e inequações) com as informações geométricasfornecidas por gráficos de funções. Também veremos a relação entreas simetrias e as transformações no gráfico e as correspondentes mudançasalgébricas.

A linguagem gráfica permite entender melhor diversos fenômenos da naturezae está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, nas informações veiculadaspelos meios de comunicação (revistas, jornais, televisão etc.) ou nasformas de arte e diversão (como os jogos de computadores e os efeitos especiaispara a arte cinematográfica). A própria paisagem urbana está cada vezmais influenciada pela linguagem gráfica, e a matemática aparece aos olhosde quem observa as regularidades das construções arquitetônicas e a decoraçãodos ambientes.

Como vimos no módulo anterior, a Geometria permite ligar matemática earte. Neste módulo, desenvolveremos outra parte da Matemática que tambémpode ser associada à arte. Nossa opção foi tratar o tema funções chamando aatenção para a importância da linguagem gráfica, levando em consideração apossibilidade de compreender a manipulação dos gráficos fazendo uso desimetrias e transformações.

Dados adicionais

Disciplina:  

Matemática

Módulo:  

4

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados