Pró Universitário

Energia nas Transformações Químicas


Descrição

Sabemos que as transformações químicas envolvem energia. Assim comopodemos prever as quantidades de reagentes e produtos que participam deuma reação, podemos prever também a quantidade de energia liberada ouabsorvida numa transformação química.

Além de energia térmica – que você já conhece das reações de combustão– as transformações podem fornecer energia elétrica, como nas pilhas elétricas.Podem também ser provocadas pela energia elétrica, como é o caso daobtenção de alguns metais pelo processo da eletrólise. Pode-se, ainda, obterenergia a partir de processos que ocorrem no núcleo de alguns átomos.

Neste módulo, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre essas fontesde energia, além de aprender a fazer previsões e propor explicações sobrea origem e as diferentes manifestações da energia em processos químicos.

Com esse conhecimento, você será capaz de entender muitos dos fatospresentes em nosso dia-a-dia, como o funcionamento de usinas termoelétricase nucleares, das pilhas elétricas, comparar o poder calorífico de combustíveis,e terá conhecimento para se posicionar frente a questões energéticas.

São propostos questões e exercícios ao longo do texto para que você váinteragindo com o conhecimento já adquirido e ampliando-o com novos conhecimentos.São apresentados também exercícios complementares para quevocê possa aplicar seu conhecimento em situações novas.Este módulo é composto por 5 unidades:

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados