Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Construindo Saberes da Mediação na Educação em Museus de Ciências: o Caso dos Mediadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins/ Brasil

Glória Queiróz, Sonia Krapas, Maria Esther Valente, Érika David, Eduardo Damas, Fernando Freire

Resumo

Nos museus, às atribuições de preservação e estudo de seus acervos, tornou-se indispensável acrescentar a exploração educativa do seu conjunto material e simbólico. Assim, profissionais capazes de fazer a mediação entre o museu e seu público se tornam figuras importantes. Considera-se que a mediação requer um saber com dimensões peculiares: o saber da mediação. O presente trabalho apresenta resultados relativos ao saber da mediação de duas mediadoras do Museu de Astronomia e Ciências Afins, situado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Tomando o paradigma do profissional reflexivo, o trabalho tem como objetivo principal conhecer as diferentes dimensões do saber da mediação na complexidade de museus de ciência e tecnologia, incluindo formas de complementariedade entre ações educativas formais e não formais. São sugeridas estratégias para a formação de mediadores.

Dados adicionais

Autores:  

Glória Queiróz, Sonia Krapas, Maria Esther Valente, Érika David, Eduardo Damas, Fernando Freire

Volume:  

2

Número:  

2

Ano:  

2002

Página Inicial:  

77

Página Final:  

88

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados