Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Superposição Linear em Ensino de Mecânica Quântica

Ileana M. Greca, Victoria E. Herscovitz

Resumo

Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenharia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a resultados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudantes revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com estudantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com estudantes de semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.

Dados adicionais

Autores:  

Ileana M. Greca, Victoria E. Herscovitz

Volume:  

5

Número:  

1

Ano:  

2005

Página Inicial:  

61

Página Final:  

77

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados