Ciência & Ensino

A Visita a um Museu: um Resgate Histórico por Estudantes do Ensino Fundamental e a Construção de um Jornal de Ciências

Edson Schroeder, Celso Menezes


Introdução

O artigo apresenta uma experiência desenvolvida com estudantes de quinta série de uma escola pública, envolvendo quatro diferentes áreas do conhecimento que compõem o currículo escolar: ciências, artes, história e língua portuguesa. A partir de uma visita de estudos a um museu de ciência, os estudantes e seus professores trabalharam conjuntamente na elaboração de um jornal que divulga os diferentes aspectos desta visita. Entre eles, colocamos em evidência a vida e a obra do grande naturalista Fritz Muller que viveu parte de sua vida em Blumenau, como agricultor e pesquisador. Fritz Müller, amigo e correspondente de Charles Darwin, desenvolveu importantes pesquisas em diferentes áreas como a zoologia e a botânica, sendo um dos naturalistas mais respeitados por Darwin. Suas pesquisas trouxeram significativas contribuições para o trabalho do pesquisador britânico, que culminaria em sua mais importante obra denominada “A Origem das Espécies”. Este importante e fascinante aspecto da história de nossa cidade é contado em um jornal construído em sala de aula.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Edson Schroeder, Celso Menezes

Volume: 2

Número: 1

Ano: 2007

Como Obter

Baixar Download

Ciência & Ensino

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: