Ciência & Ensino

De Olho no Futuro: Ficção Científica Para Debater Questões Sociopolíticas de Ciência e Tecnologia em Sala de Aula

Luís Paulo Piassi, Maurício Pietrocola


Introdução

A ficção científica vem sendo considerada por diversos autores como um recurso didático no ensino de ciências capaz de despertar o interesse dos estudantes por temas de ciências e facilitar o desenvolvimento de conceitos em sala de aula. Porém, mais do que um recurso didático adicional, a ficção científica deveria ser encarada como um discurso social sobre a ciência que expressa questões, interesses e preocupações atuais a respeito do desenvolvimento científico e tecnológico. Neste trabalho apresentamos uma abordagem de análise de obras de ficção científica que busca colocar em evidência as questões sociopolíticas a respeito da ciência e da tecnologia presentes em uma obra de ficção e apresentar caminhos para a abordagem dessas questões em sala de aula. Para isso, usamos como exemplo contos de ficção científica de três autores que utilizamos como material para atividades em sala de aula.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Luís Paulo Piassi, Maurício Pietrocola

Volume: 1

Número: Especial

Mês: Novembro

Ano: 2007

Como Obter

Baixar Download

Ciência & Ensino

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: