Ciência & Ensino

Ensino de Biologia Evolutiva Utilizando a Estrutura Conceitual da Sistemática Filogenética-Ii

Charles Morphy Dias Santos, Adolfo Ricardo Calor


Introdução

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002) para o Ensino Médio sugerem que os conteúdos das aulas de biologia sejam tratados como tópicos trans-disciplinares fundamentados em explicações ecológicas e evolutivas. É clara a necessidade de se apresentar as disciplinas de ciências em um contexto histórico-filosófico, possibilitando aos estudantes um primeiro contato com as particularidades da produção desse tipo de conhecimento. O uso da abordagem filogenética nas escolas está de acordo com as orientações dos PCN, uma vez que ela abrange todos os aspectos do ensino de biologia por meio da teoria evolutiva e os apresenta conectados à história do desenvolvimento científico, à filosofia e à prática da ciência.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Charles Morphy Dias Santos, Adolfo Ricardo Calor

Volume: 2

Número: 1

Ano: 2007

Área: biologia

Tema: evolução

Como Obter

Baixar Download

Ciência & Ensino

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: