Ciência & Ensino

O Ensino de Ciências Sob uma Perspectiva da Formação Moral

Julio Cesar Castilho Razera


Introdução

Os valores morais não são inatos, são aprendidos. Não nascemos com o discernimento de valores e nem com instruções morais pré-definidas. Fundamentado nessas proposições, este artigo apresenta argumentos e reflexões que podem nos auxiliaram a olhar para o ensino de Ciências sob uma perspectiva da moralidade - um olhar quase ausente em estudos, pesquisas e publicações da área -, numa crença de que a formação e o desenvolvimento moral têm ocorrências importantes na educação científica atual. Estudos de Piaget (1994) e de Kohlberg (1992) demonstram que o processo de construção e evolução da moral ocorre ao longo do tempo nas pessoas, ou seja, a moralidade se desenvolve progressivamente passando por várias fases e etapas, desde a heteronomia1 (na criança) até a 1 Piaget e Kohlberg utilizam os mesmos conceitos de Kant, ou seja, referem-se à forma de obediência às normas. Assim, heteronomia moral é a obediência autonomia moral (no adulto). No entanto, Piaget (1994) faz o alerta de que para garantir a evolução intelectual e moral das crianças não se deve contar somente com a natureza biológica, pois é constatado que ambas são produtos da cooperação, ou seja, não ocorrem no individualismo, mas somente na interação social. Portanto, a aprendizagem em ambiente escolar também acaba tendo papel relevante na formação moral da criança.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Julio Cesar Castilho Razera

Volume: 1

Número: 2

Mês: Junho

Ano: 2007

Como Obter

Baixar Download

Ciência & Ensino

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: