Ciência & Ensino

O Funcionamento de Analogias em Textos Didáticos de Biologia: Questões de Linguagem

Patrícia Montanari Giraldi, Suzani Cassiani de Souza


Introdução

O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos no âmbito de um trabalho de mestrado que teve como objetivo central investigar o uso e funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia, de modo particular, no que se refere a conceitos/fenômenos que envolvem o tópico citologia. Para tanto, selecionamos um livro didático de Biologia voltado para o nível médio de ensino1. A escolha do mesmo se deu devido ao fato de apresentar um elevado número de analogias, o que foi evidenciado em trabalhos anteriores (Terrazzan et al, 2000; Terrazzan et al, 2002), além disso, em conversas informais com colegas professores foi apontado como um dos livros didáticos mais utilizados no ensino de Biologia.

Links

Artigo Completo

Dados adicionais

Autores: Patrícia Montanari Giraldi, Suzani Cassiani de Souza

Volume: 1

Número: 1

Mês: Dezembro

Ano: 2006

Área: biologia

Como Obter

Baixar Download

Ciência & Ensino

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: