Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Lentes de Plástico.

Objetivo

Mostrar uma construção alternativa para obtenção de lente.

Material

  • Placa de PVC transparente de 12 mm de espessura.
  • Cola PVC tipo Tigre.
  • Estilete.
  • Uma lata de óleo cilíndrica vazia.
  • Um ebolidor para a água.

Procedimento

Este procedimento serve tanto para lentes convergentes ou divergentes. Vamos iniciar com uma lente convergente.Corte uma tira de PVC de 3 cm de largura por uns 20 cm de comprimento. Enrole-a em torno da lata de óleo e prenda-a com fita crepe como mostra a figura 1.


Figura 1

Coloque água dentro da lata até uma altura que atinja um nível superior à tira plástica que está por fora. Coloque o ebulidor dentro da água e aqueça até a água ferver. Em seguida jogue a água fora e coloque água fria dentro da lata. Esse processo vai fazer com que o plástico tome uma forma arredondada. Recorte um pedaço deste plástico. Ele vai ficar com uma forma semelhante a da figura 2.


Figura 2

Recorte agora uma tira de plástico de modo que ela tenha uma altura igual a da parte curva e um comprimento tal que ambas as tiras se toquem pelas extremidades. Ver fig 3.


Figura 3

Recorte um retângulo de plástico de maneira tal que todo material construído anteriormente possa ser colocado sobre o mesmo. Ver figura 4.


Figura 4

Agora vamos colar essas peças uma na outra. Para isso passe um pouco de cola sobre uma superfície plana e encoste a beirada de uma das peças , o retângulo por exemplo, nessa cola. Ver figura 5.


Figura 5

Depois disto feito, a peça vai ficar com um aspecto semelhante a da figura 6.


Figura 6

Faça o mesmo com a outra extremidade e em seguida com as 2 extremidades da peça circular. Espere secar um pouco e repita o processo colando esta parte construída na base. O aspecto final deve ser alguma coisa semelhante ao que apareceu na figura 4. Espere secar durante algum tempo e coloque água dentro da lente. Observe se existe algum vazamento, caso isto aconteça, coloque mais cola na região, após ter secado bem a lente.

Esta lente é , na realidade, uma lente cilíndrica mas que tem propriedades semelhantes ao de uma lente esférica. Por exemplo, se colocarmos uma lâmpada de filamento reto no foco da lente, os raios que saem da mesma vão ser paralelos.A lente descrita é plana convexa (convergente ). Da mesma maneira, podem ser construídos outros tipos de lentes convergentes ou divergentes.

Dados adicionais

Código Ripe:  

TXT OGM 0020

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados