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Origem dos Movimentos: Conservação

Flávio Ambrósio Campos, Sebastião I. Carneiro Portela, Anna Christina de Azevedo Nascimento, Wellington Moura Maciel, César Nunes, Diogo Pontual, Juliana Rangel, Daniela Maestro, César de Souza Aguiar, Rafael Taro Osako, Silvana Nietske, Renato dos Santo

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Autores

Flávio Ambrósio Campos e Sebastião I. Carneiro Portela, Anna Christina de Azevedo Nascimento, Wellington Moura Maciel, César Nunes, Diogo Pontual, Juliana Rangel, Daniela Maestro, César de Souza Aguiar, Rafael Taro Osako, Silvana Nietske, Renato dos Santo

Objetivo

Identificar e classificar os diferentes movimentos e as características que os definem em movimento de rotação e de translação, através de uma simulação de identificação, classificação e debate; reconhecer que o início de um movimento ou suas variações são resultado de interações entre corpos, analisando as cenas do cotidiano presentes nas animações e verificando a atuação de forças entre dois ou mais corpos; reconhecer a conservação da quantidade de movimento linear através de exemplos como: movimentos de pessoas, carros, nadadores, helicópteros, bailarinas e aviões, dentre outros presentes nas simulações; utilizar a conservação da quantidade de movimento linear para fazer previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem movimentos, generalizando os princípios observados nas simulações do módulo; reconhecer que a lei de conservação da quantidade de movimento impõe condições para que supostos fenômenos do cotidiano aconteçam ou não, analisando e julgando a possibilidade de determinadas cenas, apresentadas uma a uma, acontecerem ou não; reconhecer que os princípios da conservação da quantidade de movimento linear são aplicadas às interações a distância, como as que ocorrem na queda de um corpo; compreender o caráter vetorial de grandezas como quantidade de movimento; expressar-se corretamente nos debates e respostas das perguntas realizadas nas atividades, utilizando os conceitos adquiridos no desenvolvimento das atividades.

Requisitos

Estabelecer proporções entre grandezas; ter noção de grandezas como velocidade, distancias, força, massas e tempo; identificar as características e transformações de unidades de grandezas como massa, tempo e velocidades; diferenciar as grandezas escalares e vetoriais.

Dados adicionais

Tipo:  

Módulo Rived

Série:  

1ªsérie(Ensino Médio)

Área:  

Física

Tema:  

Mecânica

Tópicos:  

Conservação de movimento,

Tecnologias:  

HTML, PHP, XML

Tamanho:  

2366 KB

Publicação:  

2005-00-18

Observação:  

Módulo Rived

 
 

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