Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Nascimento da Astronomia Moderna

Alessandro Greco

Resumo

A partir da observação sistemática do céu, os mesopotâmios fi zeram os primeiros registros sobre eclipses e o movimento de planetas e estrelas

Descrição

Esta edição especial "Etnoastronomia", também chamada de astronomia antropológica, aborda como os mais diferentes povos observavam e interpretavam a movimentação dos astros para orientar seus rituais e organizar as atividades agrícolas. Especialistas explicam desde a astronomia dos pioneiros mesopotâmios, gregos e maias, passando pelos borongs (tribo aborígene da Austrália) e os índios americanos da tribo navajo, até os brasileiros tupis-guaranis, bororos e caiapós.

Dados adicionais

Autores:  

ALESSANDRO GRECO

Número:  

14

Nome:  

Etnoastronomia

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados