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Abordagem Multidisciplinar Para o Desenvolvimento de Novas Metodologias de Ensino de Fisica

Sorandra Corrêa de Lima, Rodrigo Ferreira de Morais, Eduardo Kojy Takahashi 3, Victor Gargiulo, Elise Barbosa Mendes

Autores

Sorandra Corrêa de Lima, Rodrigo Ferreira de Morais , Eduardo Kojy Takahashi 3, Victor Gargiulo, Elise Barbosa Mendes

Resumo

Neste trabalho, desenvolvido junto ao Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas da Universidade Federal de Uberlândia, apresentamos uma proposta de criaçao de material didático instrucional por meio de uso de mapas conceituais em ambientes computacionais, tendo como fim o planejamento e a organizaçao de conteúdos programáticos para o ensino médio e a sua disponibilizaçao para professores e estudantes desse nível de ensino. O mapa conceitual é uma importante ferramenta gráfica de representaçao de estruturas epistêmicas e cognitivas. Por meio de conceitos, o mapa é usualmente utilizado em tarefas de meta-cogniçao (reestruturaçao das estruturas cognitivas), meta-aprendizagem (reflexao acerca dos processos de aprendizagem) e meta-conhecimento. Entretanto, estamos utilizando-o com o objetivo de propiciar um modelo de ensino nao-linear, multidimensional, relacional e contextualizado. Sendo assim, estamos desenvolvendo macro-mapas para navegaçoes conceituais organizadas em sistemas distribuídos em uma estrutura hierárquica, com diferenciaçao progressiva (dos conceitos mais gerais e inclusivos para os mais específicos e menos inclusivos) e com reconciliaçao integrativa (conceitos subordinados relacionando-se a conceitos superordenados). Seguindo esses princípios, elaboramos um mapa conceitual sobre Mecânica Clássica e outro sobre Eletromagnetismo, colocando como conceitos superordenados, respectivamente, as Leis de Newton e as Leis de Coulomb, Ohm, Faraday e Lenz e organizando os demais conceitos segundo uma hierarquia por nível de especificidade. Futuramente, planejamos implementar essa navegaçao conceitual por meio de estruturas de hipertexto e hipermeios. Os nós conceituais estao sendo desenvolvidos para criar links para hipertextos e hipermeios. O conteúdo estruturado por um mapa conceitual é transformado em um sistema de navegaçao, ligando os diferentes conteúdos de Física de modo nao-linear e possibilitando que seja lido a partir de qualquer nó conceitual, dependendo apenas do contexto, ou seja, das implicaçoes e conhecimentos dos educandos e dos objetivos do professor. Essa estruturaçao conceitual é muito útil também quando se deseja rever uma informaçao que nao foi bem compreendida e perceber suas ligaçoes com outras partes do conteúdo. Outro destaque importante do uso dessas ferramentas cognitivas é o fato de permitirem colocar em prática o princípio máximo do construtivismo: a interaçao. Com o uso do computador, é possível estabelecer interaçao entre o estudante e o conteúdo a ser abordado, visto que o aluno é o responsável pelo gerenciamento de sua aprendizagem, sendo capaz de decidir qual o melhor e mais relevante meio de alcançar o conhecimento de que necessita.

Dados adicionais

Instituições:  

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-Chave:  

ensino médio, mapa conceitual, Eletromagnetismo

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

P042 ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FISICA

 
 

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