Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

A Importância de Aulas Experimentais no Processo Ensino Aprendizagem

Vagner Camarini Alves, Marilei Stachak

Resumo

Neste trabalho é discutido o ensino experimental nas escolas de ensino médio,examinando as contribuições teóricas no ensino-aprendizagem de física, o que é aprópria natureza do conhecimento em Física. A proposta foi aplicada em escolaspúblicas na cidade de Palmas-To, como ferramenta de apoio no ensino experimental de Física, na tentativa de despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio. Como sustentação da proposta foi realizado um levantamento diagnóstico, prévio, para determinar o nível de conhecimento espontâneo dos alunos em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O trabalho se desenvolveu com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio. O diagnóstico comprovou que os alunos apresentavam deficiências tais como: desinteresse, baixo-estima, dificuldades em compreender a Física e relacioná-la com as atividades de seu cotidiano. Na tentativa de melhorar esta situação, propôs-se para os mesmos, realizarem uma pesquisa em grupo sobre temas de Eletricidade, onde cada grupo desenvolveu seu trabalho, fundamentado em atividades experimentais, pesquisando em livros, revistas, jornais e, principalmente, nas atividades do seu dia-adiaonde achavam que a Física mais estava presente. Além da pesquisa em grupo osalunos construíram vários experimentos proporcionando aulas práticas com materiais de baixo custo. Com isso encontraram mais facilidade em sanar suas dúvidas e reconhecer a física como uma ciência importante e necessária no desenvolvimento científico e tecnológico do homem.

Dados adicionais

Autores:  

Vagner Camarini Alves, Marilei Stachak

Instituições:  

Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Presidente Prudente / SP

Palavras-Chave:  

atividades experimentais, ensino médio

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

P068 A IMPORTANCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISICA: "ELETRICIDADE".

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados