Simpósio Nacional de Ensino de Física

A Importância de Aulas Experimentais no Processo Ensino Aprendizagem

Vagner Camarini Alves, Marilei Stachak


Resumo

Neste trabalho é discutido o ensino experimental nas escolas de ensino médio,examinando as contribuições teóricas no ensino-aprendizagem de física, o que é aprópria natureza do conhecimento em Física. A proposta foi aplicada em escolaspúblicas na cidade de Palmas-To, como ferramenta de apoio no ensino experimental de Física, na tentativa de despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio. Como sustentação da proposta foi realizado um levantamento diagnóstico, prévio, para determinar o nível de conhecimento espontâneo dos alunos em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O trabalho se desenvolveu com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio. O diagnóstico comprovou que os alunos apresentavam deficiências tais como: desinteresse, baixo-estima, dificuldades em compreender a Física e relacioná-la com as atividades de seu cotidiano. Na tentativa de melhorar esta situação, propôs-se para os mesmos, realizarem uma pesquisa em grupo sobre temas de Eletricidade, onde cada grupo desenvolveu seu trabalho, fundamentado em atividades experimentais, pesquisando em livros, revistas, jornais e, principalmente, nas atividades do seu dia-adiaonde achavam que a Física mais estava presente. Além da pesquisa em grupo osalunos construíram vários experimentos proporcionando aulas práticas com materiais de baixo custo. Com isso encontraram mais facilidade em sanar suas dúvidas e reconhecer a física como uma ciência importante e necessária no desenvolvimento científico e tecnológico do homem.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Vagner Camarini Alves, Marilei Stachak

Instituições: Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE – Presidente Prudente / SP

Palavras-Chave: atividades experimentais, ensino médio

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Painel

Sessão: P068 A IMPORTANCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM FISICA: "ELETRICIDADE".

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados