Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

A Supercondutividade e Suas Aplicações: um Tema Para Aulas de Física Moderna no Ensino Médio

Adir Moysés Luiz, Wilma Machado Soares Santos

Resumo

Neste trabalho abordamos sucintamente a supercondutividade e suas principaisaplicações. Para entender as aplicações da supercondutividade não é necessário saber com detalhes as teorias que explicam os aspectos microscópicos da supercondutividade.

Essas teorias exigem conhecimentos de Mecânica Quântica e, portanto, não estão ao alcance dos alunos do Ensino Médio. Contudo, partindo de uma descrição qualitativa das propriedades físicas mais relevantes dos supercondutores, podemos explicar as principais aplicações da supercondutividade para alunos do Ensino Médio. Acreditamos que este tópico seja útil para auxiliar a apresentação de temas de Física Moderna na atualização curricular do Ensino Médio. Neste trabalho fazemos uma descrição de um grande número de aplicações da supercondutividade na geração e no armazenamento de energia, nos transportes, na Eletrônica, na Medicina e em outras partes da Ciência e daTecnologia. Uma descrição das aplicações da supercondutividade pode motivar osalunos no estudo de diversas partes da Física associadas com as propriedades físicas mais relevantes dos supercondutores, em particular nos seus estudos de Termodinâmica, de Eletricidade e de Magnetismo. Descrevemos também duas experiências que podem ser realizadas em sala de aula, desde que se disponha de um suprimento de nitrogênio líquido.

Dados adicionais

Autores:  

Adir Moysés Luiz, Wilma Machado Soares Santos

Instituições:  

Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-Chave:  

Mecânica Quântica, Ensino Médio, Termodinâmica, Eletricidade e de Magnetismo

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

P109 A SUPERCONDUTIVIDADE E SUAS APLICAÇOES: UM TEMA PARA AULAS DE FISICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados