Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

A Técnica de Polya Aplicada na Resolução de Problemas de Física

Dayane Carvalho Cardoso, Eduardo Kojy Takahashi

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato sobre a utilizaçao da técnica de Resoluçao de Problemas no Ensino/Aprendizagem de Física. Segundo Pozo, essa técnica "baseia-se na apresentaçao de situaçoes abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa e um esforço para buscar respostas, construindo seu próprio conhecimento". Portanto, como os alunos possuem, em geral, dificuldade para resolver problemas de física, temos como objetivo desenvolver e aplicar problemas de Física que abordem a realidade do estudante, de forma que a busca pela sua soluçao seja mais interessante e apresente desafios. Como conseqüência, espera-se que a utilizaçao dessa técnica facilite a reestruturaçao cognitiva resultando em uma aprendizagem significativa. Para uma eficiente utilizaçao da Técnica de Resoluçao de Problemas utilizamos algumas estratégias propostas por Polya, que consiste em um esquema contendo alguns passos a serem percorridos na soluçao do problema, como: Compreensao do Problema, Concepçao de um Plano de Açao, Execuçao do Plano e Visao Retrospectiva. A execuçao desses passos leva o aluno a entender o problema de forma mais clara e seguir um raciocínio organizado, que ajuda na resoluçao de um problema e possibilita a incorporaçao consciente de algumas técnicas importantes no processo de resoluçao, tais como a identificaçao de conceitos conhecidos e desconhecidos associados ao problema, a inter-relaçao com outros problemas e conhecimentos adquiridos previamente, a demonstraçao da compreensao do problema proposto, o levantamento de hipóteses, etc. Essa técnica está sendo aplicada no ensino de Física a alguns alunos do ensino médio de Uberlândia, juntamente com outras metodologias de ensino complementares. Tem-se notado um grande interesse dos estudantes nessa nova metodologia de aprendizagem. A aplicaçao dessa metodologia caminha para a soluçao de um dos grandes problemas no Ensino de Física, a dificuldade dos alunos em compreender e resolver problemas.

Dados adicionais

Autores:  

Dayane Carvalho Cardoso, Eduardo Kojy Takahashi

Instituições:  

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-Chave:  

resolução de problemas, técnica de Polya, Física.

Simpósio:  

XVII

Ano:  

2007

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados