Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Avaliação do Roteiro de Experimentos em Livros de Física por Alunos do Ensino Médio

Robson de Sousa Nascimento, Rodrigo Ronelli D. de Andrade, Marcelo Gomes Germano

Resumo

A experimentação tem sido um recurso muito utilizado por professores do ensino médio em suas aulas para torná-las mais atrativas aos seus alunos. A utilização de experimentos busca fazer com que o aluno compreenda a Física presente no seu viver cotidiano, conheça e utilize conceitos físicos, articule o conhecimento físico com o conhecimento de outras áreas do saber científico e desenvolva a capacidade de investigação científica. No entanto, experimentar não é simplesmente reproduzir fenômenos esperando que o resultado confirme o que está escrito no livro ou no manual de instruções, mas é preciso que se aproxime o laboratório didático da idéia de um laboratório de pesquisa, onde se pretende resolver uma questão ou várias. Estudos comprovam que uma grande quantidade de alunos do ensino médio nunca teve a oportunidade de entrar em um laboratório de ciências, por que na maioria das escolas eles não existem. Uma alternativa é a realização de experimentos a partir de materiais simples. Nesse contexto o livro didático desempenha um papel significativo no desenvolvimento de experimentos pelos professores e alunos. No presente, trabalho os resultados de uma avaliação feita por alunos do segundo ano do ensino médio de experimentos contidos em livros didáticos do primeiro ano são apresentados. O objetivo é a identificação das possíveis dificuldades na construção dos experimentos por alunos que já conhecem previamente os conteúdos relacionados a cada experimento. A construção do experimento pelos alunos foi feita sem a orientação do professor, apenas seguindo o roteiro do livro para a construção do experimento. Conclui-se que os alunos reproduziram com sucesso o que estava proposto no livro, mas que a associação com a teoria física não foi satisfatória, no entanto, existem aspectos positivos em relação a utilização de experimentos propostos em livros didáticos de Física.

Dados adicionais

Autores:  

Robson de Sousa Nascimento, Rodrigo Ronelli D. de Andrade, Marcelo Gomes Germano

Instituições:  

Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal da Paraíba,

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados