Simpósio Nacional de Ensino de Física

Biofísica da Visao: uma Abordagem Multidisciplinar Para o Ensino de Optica.

Bruno Ricardo Pinto dos Santos, Carlos Luciano Oliveira de Aguiar, João Bosco Soares Pampolha Júnior, Manoela Franco da Silva, Márcio José Cordeiro de Sena


Autores

Bruno Ricardo Pinto dos Santos, Carlos Luciano Oliveira de Aguiar, João Bosco Soares Pampolha Júnior, Manoela Franco da Silva, Márcio José Cordeiro de Sena

Resumo

Esse trabalho é dedicado exclusivamente ao ensino-aprendizado de física para alunos de nível médio, focalizamos nosso estudo mais especificamente a um assunto denominado Optica, o qual pode ser estudado sob dois aspectos; geométrico e físico. Nesta direçao propomos uma nova abordagem para o ensino da Optica a partir dos questionamentos levantados em salas de aulas e até mesmo em conversas informais com alunos. Tais questoes nos levaram a adotar um modelo alternativo de ensinar os conceitos básicos da óptica a partir conhecimentos básicos inerentes às disciplinas como a Biologia, Química e Matemática, cumprindo, assim competências e habilidades que tangem a investigaçao e a compreensao da física que sao propostas nos PCN's. Nesse trabalho, a Biofísica (Física aplicada à Biologia) revela seu papel como um instrumento motivador dominante e mediador desse processo ensino-aprendizagem aluno-ciência e que somados aos recursos didáticos como experimentos e equipamentos multimídias, produziram resultados esperados positivos. Iniciamos este trabalho mostrando uma pequena abordagem do mecanismo estrutural do globo ocular até a formaçao da imagem numa regiao do olho chamada retina, continuando, mostramos através da estrutura biológica ocular as propriedades básicas da óptica, isto é. o princípio da refraçao da luz, a convergência e a divergência do feixe luminoso. Logo em seguida descrevemos a percepçao das imagens pelo cérebro humano, mostrando também que a percepçao da imagem pelo cérebro está relacionada com a sensibilidade da retina. As descriçoes das reaçoes químicas que ocorrem nesse processo estao relacionadas às propriedades das células sensíveis na mesma chamada cones e bastonetes. Concomitantemente, analisamos os diferentes padroes de pigmentaçao da íris associado ao mecanismo de herança poligênica (herança quantitativa). Finalizamos este trabalho apresentado como se dá os limite da visao humana e alguns defeitos visuais e suas correçoes. Verifica-se que esta abordagem Multidisciplinar, desperta o interesse dos alunos pelo tema em questao, estimula questionamentos e incentiva a busca por respostas. Contribuindo, dessa forma, para a edificaçao do processo ensino-aprendizagem.

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Dados adicionais

Instituições: CEFET-PA

Palavras-Chave: Biofísica, Multidisciplinaridade, Óptica

Simpósio: XVII

Ano: 2007

Apresentação: Painel

Sessão: Interdisciplinaridade e Ensino de Física

Como Obter

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