Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Eletromagnetismo: Experimentos Para Motivar o Aprendizado.

João Ricardo Quintal, Wilma Machado Soares Santos, Marcos Binderly Gaspar

Instituições

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo - RJ, Instituto de Física – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta alternativa de ensinar conceitos sobre o tema Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCNEM e na proposta pedagógica de Ausubel. O trabalho constituiu-se de um texto histórico, um texto teórico e experimentos. Esta proposta foi aplicada no Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, onde questões de vestibulares recentes foram utilizadas, com bons resultados, na verificação da aprendizagem. Duas das experiências serão apresentadas em detalhe.

Dados adicionais

Autores:  

JOÃO RICARDO QUINTAL, WILMA MACHADO SOARES SANTOS, MARCOS BINDERLY GASPAR

Palavras-Chave:  

magnetismo, licenciatura em física, ensino médio

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

P047 ELETROMAGNETISMO: EXPERIMENTOS PARA MOTIVAR O APRENDIZADO.

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados