Simpósio Nacional de Ensino de Física

Eletromagnetismo: Experimentos Para Motivar o Aprendizado.

João Ricardo Quintal, Wilma Machado Soares Santos, Marcos Binderly Gaspar


Instituições

Colégio Pedro II - Unidade Engenho Novo - RJ, Instituto de Física – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta alternativa de ensinar conceitos sobre o tema Magnetismo para os alunos do Ensino Médio. Destina-se também aos alunos do curso de Licenciatura em Física, bem como aos professores de Física do Ensino Médio. O trabalho baseia-se nas recomendações dos PCNEM e na proposta pedagógica de Ausubel. O trabalho constituiu-se de um texto histórico, um texto teórico e experimentos. Esta proposta foi aplicada no Colégio Impacto, em turmas de oitava série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio da rede de ensino particular, onde questões de vestibulares recentes foram utilizadas, com bons resultados, na verificação da aprendizagem. Duas das experiências serão apresentadas em detalhe.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: JOÃO RICARDO QUINTAL, WILMA MACHADO SOARES SANTOS, MARCOS BINDERLY GASPAR

Palavras-Chave: magnetismo, licenciatura em física, ensino médio

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Painel

Sessão: P047 ELETROMAGNETISMO: EXPERIMENTOS PARA MOTIVAR O APRENDIZADO.

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados