Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Ensino de Eletricidade Através de Campanha de Economia de Energia

Naylor Ferreira de Oliveira

Resumo

Esse trabalho apresenta uma estratégia de ensino sobre o tema eletricidade desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio COC de Ribeirão Preto. A proposta é usar um método diferente de ensinar as relações de potência e energia elétrica, em que se evita a simples memorização de fórmulas ou repetição automatizada de procedimentos, em situações artificiais ou extremamente abstratas, para se trabalhar sim com essas fórmulas, porém inseridas em um problema real que é o uso racional de energia elétrica. O desenvolvimento da estratégia inicia-se por meio de um projeto que começa na pesquisa da potência dos aparelhos elétricos e eletrônicos e no tempo de uso de cada aparelho; depois passa pelo cálculo da energia elétrica consumida e do imposto cobrado pelas companhias de energia, por uma campanha de economia de energia, por montagem de cartazes para conscientização do uso racional de energia, por uma discussão do tema em comunidade no Orkut, e, por fim, por um debate em sala de aula. Com isso, pretende-se relacionar o máximo dos interesses dos alunos com a atividade proposta, fazendo com que a aceitação por parte dos alunos seja maior e de que eles se envolvam mais com os objetos de estudo, favorecendo um maior aprendizado significativo. Além disso, a prática favorece competências para maior compreensão dos símbolos adotados nas contas das companhias elétricas, facilitando sua verificação para cumprimento de direitos e deveres, e para um uso mais consciente da energia elétrica, beneficiando a formação de cidadania dos estudantes envolvidos.

Dados adicionais

Autores:  

Naylor Ferreira de Oliveira

Instituições:  

Colégio COC de Ribeirão Preto

Palavras-Chave:  

Ensino por projetos, Eletricidade, Economia de energia

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

Materiais, métodos, estratégias, avaliação

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados