Simpósio Nacional de Ensino de Física

Ensino de Física Para Portadores de Deficiência Auditiva: o Problema dos Livros Didáticos

Lívia Simao Nogueira, Liliane R. Reis, Elio Carlos Ricardo


Resumo

O presente trabalho trata do ensino da física para alunos portadores de deficiências auditivas e das dificuldades inerentes à essa condiçao. A partir da análise de livros didáticos de física do nível médio, verifica-se que os assuntos, em especial de acústica, sao abordados fazendo-se relaçao com a percepçao auditiva do fenômeno. Experiências do cotidiano sao o ponto de partida para boa parte das exposiçoes dos conteúdos. Isso causa um obstáculo a mais para aqueles alunos, pois têm dificuldade de abstrair tais conceitos. Pretende-se ainda chamar a atençao para a falta de materiais didáticos que possam auxiliar o professor que venha a trabalhar com alunos surdos em suas aulas. Vale destacar que o aluno com esse tipo de dificuldade nao tem sua capacidade intelectual afetada, mas apresenta limitaçoes de compreensao de conhecimentos transmitidos oralmente.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Lívia Simao Nogueira, Liliane R. Reis, Elio Carlos Ricardo

Instituições: Universidade Católica de Brasília

Palavras-Chave: ensino de física, livros didáticos, alunos com deficiência auditiva.

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Ensino de Física para Portadores de Deficiência Auditiva: o problema dos livros didáticos

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: