Simpósio Nacional de Ensino de Física

Estágio Supervisionado de Prática de Ensino Física - Espaço Pedagógico Para Conhecimentos Tácitos e Explícitos

Eugenio Maria de França Ramos, Bernadete Benetti


Resumo

A tarefa do professor de Física não é simples. Em sua atuação no Ensino Médio podem-se identificar contribuições de vários profissionais do universo escolar, sejam eles docentes ou não, que influenciam as atividades de ensino bem como o posicionamento dos alunos ante as diferentes áreas de conhecimento. Muitas vezes essas influências se iniciam já nos primeiros anos da escolaridade dos alunos, desde a Educação Infantil, e nos níveis posteriores de escolaridade. A formação inicial de novos professores, embora seja responsabilidade de todas as disciplinas da Licenciatura em Física, nem sempre oferece o entendimento dessa situação complexa. Muitas vezes essa realidade se desvela na disciplina Prática de Ensino, particularmente no estágio supervisionado, com a aproximação do universo escolar. No trabalho aqui apresentado discutimos, baseados nas concepções de conhecimento tácito e explícito de Michael Polanyi, que a imersão no ambiente escolar, em diferentes escolas, em diferentes níveis de ensino, pode ser fundamental para a formação de professores de Física. Relatamos a experiência de trabalho com o estágio supervisionado na Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na cidade de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, exemplificando com alguns dados do ano de 2008. Durante o estágio supervisionado se realizam visitas, observações e regências em escolas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (primeiras séries) e do Ensino Médio. Esta imersão educacional em espaços escolares tão diversos, tanto em idades quanto em conteúdos, tem proporcionado uma importante vivência vertical da escolaridade, na medida em que os futuros professores tem contato com estudantes iniciantes na escolaridade formal até aqueles do final da Educação Básica, bem como os aproxima de diferentes formas de organização de espaços e atividades escolares.

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Dados adicionais

Autores: Eugenio Maria de França Ramos, Bernadete Benetti

Instituições: UNESP, CECEMCA UNESP

Palavras-Chave: Prática de Ensino, Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Conhecimentos Tácito e Explícito

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Formação Inicial e Continuada do Professor em todos os Níveis de Escolaridade

Como Obter

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