Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Estudo de Concepçoes Alternativas no Ensino Médio

Frederico Antonio Genezini, Carlos Augusto Pires, Eliezer Antonio da Silva, Alexandre Pedroso do Prado, Adriano de Oliveira Costa

Autores

Frederico Antonio Genezini, Carlos Augusto Pires, Eliezer Antonio da Silva, Alexandre Pedroso do Prado, Adriano de Oliveira Costa

Resumo

O presente estudo tem por objetivo estudar concepçoes alternativas em áreas da física estudadas no ensino médio, no intuito de fornecer subsídios ao professor para a aplicaçao de ferramentas pedagógicas. Neste estudo, foi elaborado um questionário com sete questoes envolvendo concepçoes alternativas: três de mecânica, duas termologia, uma de eletrodinâmica e uma de ondas. Visando minimizar a influência do professor e do planejamento de ensino na pesquisa, o questionário foi aplicado a alunos do terceiro ano do ensino médio, em três colégios da rede pública e três colégios da rede privada, e os resultados foram analisados através dos valores médios. Foram formuladas questoes de múltipla escolha com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. As outras alternativas foram relacionadas às concepçoes alternativas. Foi possível perceber através do questionário quais as concepçoes alternativas mais difíceis de serem corrigidas. Foi observado, através de valores médios, que a qualidade de ensino na rede privada é superior à qualidade do ensino na rede pública. Também foi possível, analisando valores médios junto com os desvios padrao dos dados, correlacionar a correçao de concepçoes alternativas com o tempo dedicado ao estudo da disciplina.

Dados adicionais

Instituições:  

Universidade de Santo Amaro - UNISA

Palavras-Chave:  

ensino médio, termologia,eletrodinâmica e ondas

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

P039 ESTUDO DE CONCEPÇOES ALTERNATIVAS NO ENSINO MÉDIO

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados