Simpósio Nacional de Ensino de Física

Experimentos Físicos nas Salas de Aula do Ensino Fundamental: Meio de Acesso À Linguagem Física

Guilherme Urias, Alice Assis


Resumo

Neste artigo, propomos o uso de experimentos no ensino fundamental (alunos a partir de sete anos), a fim de que se possa aproveitar a natural curiosidade dos alunos para trabalhar os conceitos físicos presentes no seu cotidiano, introduzindo a linguagem científica na sua estrutura cognitiva, pois a falta dessa linguagem pode ser uma das causas das dificuldades no aprendizado dos alunos quando estiverem no ensino médio. No entanto, nos deparamos com o problema da má formação dos profissionais que lidam com as crianças nas primeiras séries do ensino fundamental, que não possuem embasamento teórico mínimo para ensinar e exemplificar os fenômenos físicos a partir de experimentos. Levantamos esse problema da formação dos professores de Ciências, a fim frisarmos a necessidade de que conceitos específicos sobre a física poderiam estar presentes na formação acadêmica desses professores, visando facilitar o seu trabalho com os alunos por meio de experiências relacionadas aos diversos tópicos da física. Isso viabilizaria a introdução da física, por meio de experimentos de fácil compreensão, no ensino fundamental, o que poderia propiciar aos alunos a motivação para aprenderem essa disciplina, bem como colocá-los em contato com a ciência, despertando o pensamento crítico e aperfeiçoando a percepção dos fenômenos por meio da observação. Assim, acreditamos que o processo de construção da rede de significados físicos, a partir da obtenção de subsunçores ligados à física, pode ser facilitado se iniciado no ensino fundamental. Com isso, consideramos que o ensino de física pode ser priorizado nessa fase, visando à formação dos subsunçores necessários para aprendizagem dessa disciplina no ensino médio.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Guilherme Urias, Alice Assis

Instituições: UNESP

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Painel

Sessão: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: