Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Experimentos Físicos nas Salas de Aula do Ensino Fundamental: Meio de Acesso À Linguagem Física

Guilherme Urias, Alice Assis

Resumo

Neste artigo, propomos o uso de experimentos no ensino fundamental (alunos a partir de sete anos), a fim de que se possa aproveitar a natural curiosidade dos alunos para trabalhar os conceitos físicos presentes no seu cotidiano, introduzindo a linguagem científica na sua estrutura cognitiva, pois a falta dessa linguagem pode ser uma das causas das dificuldades no aprendizado dos alunos quando estiverem no ensino médio. No entanto, nos deparamos com o problema da má formação dos profissionais que lidam com as crianças nas primeiras séries do ensino fundamental, que não possuem embasamento teórico mínimo para ensinar e exemplificar os fenômenos físicos a partir de experimentos. Levantamos esse problema da formação dos professores de Ciências, a fim frisarmos a necessidade de que conceitos específicos sobre a física poderiam estar presentes na formação acadêmica desses professores, visando facilitar o seu trabalho com os alunos por meio de experiências relacionadas aos diversos tópicos da física. Isso viabilizaria a introdução da física, por meio de experimentos de fácil compreensão, no ensino fundamental, o que poderia propiciar aos alunos a motivação para aprenderem essa disciplina, bem como colocá-los em contato com a ciência, despertando o pensamento crítico e aperfeiçoando a percepção dos fenômenos por meio da observação. Assim, acreditamos que o processo de construção da rede de significados físicos, a partir da obtenção de subsunçores ligados à física, pode ser facilitado se iniciado no ensino fundamental. Com isso, consideramos que o ensino de física pode ser priorizado nessa fase, visando à formação dos subsunçores necessários para aprendizagem dessa disciplina no ensino médio.

Dados adicionais

Autores:  

Guilherme Urias, Alice Assis

Instituições:  

UNESP

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados