Simpósio Nacional de Ensino de Física

O Conceito de Mediação na Fala de Diretores de Museus de Ciências de Belo Horizonte: Reflexões Para a Construção de uma Prática Educativa Para o Ensino de Física

Silvania Sousa do Nascimento, Maria José P. M. de Almeida


Resumo

Esta comunicação discute algumas implicações para o ensino de física da concepção de mediação de cinco diretores de museus de ciências da cidade de Belo Horizonte. Tais concepções foram construídas a partir da análise de entrevistas semi-estruturadas desenvolvidas como parte de uma investigação sobre museus de ciências de Minas Gerais. Analisamos as entrevistas numa perspectiva de análise de discurso iniciada por Michel Pêcheux, na qual a mediação é um trabalho, e nos pautamos em dispositivo de análise baseado em diferentes concepções subentendidas, pelos diretores dos museus, e suas relações na constituição e exposição de seus acervos.Nosso objetivo neste artigo é discutir como a concepção de mediação implícita no discurso de diretores de museus de ciência pode ser interpretada como uma possível filiação a determinadas posições sobre a educação científica. Dessa forma duas questões nortearam nossa discussão: o que é mediação para os diretores entrevistados e que implicações tais concepções podem ter na proposta de educação científica dos museus. Encontramos indícios nas falas dos diretores de que o conceito predominante de mediação está relacionado à ligação entre o conhecimento científico e o conhecimento do visitante. As demais concepções de mediação também organizam os espaços museais estudados, no entanto ainda parece predominante um modelo positivista da Educação Científica. Com essa compreensão inferimos que a relação entre os objetos e os visitantes pode ser dinâmica e contextualizada tanto no passado quanto no presente. Com os indícios dos discursos dos diretores poderemos analisar mais profundamente a ação museal considerando que esses discursos podem não refletir completamente tais ações. É esse nosso objetivo de continuidade da pesquisa.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Silvania Sousa do Nascimento, Maria José P. M. de Almeida

Instituições: UFMG- GepCE, UNICAMP

Palavras-Chave: mediação, museus de ciências, entrevistas.

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Divulgação Científica e Comunicação no Ensino de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados