Simpósio Nacional de Ensino de Física

O Uso do Mural Escolar Como Atividade Lúdica no Ensino de Física

Lucia da Cruz de Almeida, Isa Costa, Alexandre da Silva Barcellos, Adriano Ferreira da Silva


Instituições

Universidade Federal Fluminense-Departamento de Física, Universidade Federal Fluminense-Curso de Graduaçao em Física,Universidade Federal fluminense-Curso de Graduaçao em Física e Centro Educacional Pericar

Resumo

No Curso de Graduaçao em Física da UFF, os licenciandos sao desafiados a elaborar propostas de ensino ancoradas em diferentes enfoques metodológicos e diversidade de recursos/instrumentos que possibilitem ao aluno da escola média uma atuaçao participativa e crítica, como sujeito da própria aprendizagem. Dentre os componentes curriculares opcionais, as Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) - Iniciaçao à Docência, Iniciaçao à Pesquisa e Iniciaçao à Extensao têm como características fundamentais favorecer: o aprofundamento de conteúdos físicos e didático-pedagógicos; a produçao e a socializaçao do conhecimento voltado para a sala de aula e/ou contexto escolar. Neste trabalho serao apresentados os resultados de uma proposta para o uso do mural escolar decorrente de estudos, diálogos, implementaçao e avaliaçao de propostas de ensino que vêem sendo desenvolvidas há cerca de 4 (quatro) semestres letivos nas AAC - Iniciaçao à Docência e Iniciaçao à Extensao, que têm como elemento central tiras de humor (THs) de circulaçao social na elaboraçao de situaçoes-problema. A forma alternativa de uso do mural surgiu nos encontros semanais para o desenvolvimento das AAC, nos quais o diálogo e confronto de idéias sao privilegiados. O princípio norteador da estruturaçao foi o de configurar o mural como um espaço equivalente ao painel de um jogo, a fim de envolver, direta ou indiretamente, uma parcela significativa de estudantes, evitando, porém, incentivar a disputa ou competiçao entre eles. Alguns aspectos positivos foram observados: licenciandos demonstrando o compromisso com a mudança no fazer e utilizando o contexto escolar como objeto de investigaçao; aproximaçao entre escola e universidade; alunos do ensino médio se familiarizando com o trabalho coletivo; envolvimento dos alunos de diferentes séries do ensino médio numa mesma atividade; percepçao dos conteúdos escolares em outras formas de expressao cultural.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Lucia da Cruz de Almeida, Isa Costa, Alexandre da Silva Barcellos, Adriano Ferreira da Silva

Palavras-Chave: ensino, AAC, mural

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: O uso do mural escolar como atividade lúdica no ensino de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados