Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

O Uso do Mural Escolar Como Atividade Lúdica no Ensino de Física

Lucia da Cruz de Almeida, Isa Costa, Alexandre da Silva Barcellos, Adriano Ferreira da Silva

Instituições

Universidade Federal Fluminense-Departamento de Física, Universidade Federal Fluminense-Curso de Graduaçao em Física,Universidade Federal fluminense-Curso de Graduaçao em Física e Centro Educacional Pericar

Resumo

No Curso de Graduaçao em Física da UFF, os licenciandos sao desafiados a elaborar propostas de ensino ancoradas em diferentes enfoques metodológicos e diversidade de recursos/instrumentos que possibilitem ao aluno da escola média uma atuaçao participativa e crítica, como sujeito da própria aprendizagem. Dentre os componentes curriculares opcionais, as Atividades Acadêmicas Curriculares (AAC) - Iniciaçao à Docência, Iniciaçao à Pesquisa e Iniciaçao à Extensao têm como características fundamentais favorecer: o aprofundamento de conteúdos físicos e didático-pedagógicos; a produçao e a socializaçao do conhecimento voltado para a sala de aula e/ou contexto escolar. Neste trabalho serao apresentados os resultados de uma proposta para o uso do mural escolar decorrente de estudos, diálogos, implementaçao e avaliaçao de propostas de ensino que vêem sendo desenvolvidas há cerca de 4 (quatro) semestres letivos nas AAC - Iniciaçao à Docência e Iniciaçao à Extensao, que têm como elemento central tiras de humor (THs) de circulaçao social na elaboraçao de situaçoes-problema. A forma alternativa de uso do mural surgiu nos encontros semanais para o desenvolvimento das AAC, nos quais o diálogo e confronto de idéias sao privilegiados. O princípio norteador da estruturaçao foi o de configurar o mural como um espaço equivalente ao painel de um jogo, a fim de envolver, direta ou indiretamente, uma parcela significativa de estudantes, evitando, porém, incentivar a disputa ou competiçao entre eles. Alguns aspectos positivos foram observados: licenciandos demonstrando o compromisso com a mudança no fazer e utilizando o contexto escolar como objeto de investigaçao; aproximaçao entre escola e universidade; alunos do ensino médio se familiarizando com o trabalho coletivo; envolvimento dos alunos de diferentes séries do ensino médio numa mesma atividade; percepçao dos conteúdos escolares em outras formas de expressao cultural.

Dados adicionais

Autores:  

Lucia da Cruz de Almeida, Isa Costa, Alexandre da Silva Barcellos, Adriano Ferreira da Silva

Palavras-Chave:  

ensino, AAC, mural

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Comunicação Oral

Sessão:  

O uso do mural escolar como atividade lúdica no ensino de Física

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados