Simpósio Nacional de Ensino de Física

Perfil do Professor de Ciências das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Jataí-Go

Paula Márcia de Almeida Alves, Ruberley Rodrigues de Souza, Paulo Henrique de Souza, Marta Joao Francisco Silva Souza


Autores

Paula Márcia de Almeida Alves, Ruberley Rodrigues de Souza, Paulo Henrique de Souza, Marta Joao Francisco Silva Souza

Resumo

O presente trabalho apresenta um levantamento do perfil dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Jataí - GO, realizado no segundo semestre de 2005. Nesta pesquisa, pretendíamos verificar os medos e inseguranças dos professores, desta etapa da educaçao, com relaçao ao ensino de Ciências, suas deficiências de conteúdos, as metodologias de ensino adotadas e, principalmente, sua postura com relaçao à possibilidade de se trabalhar conteúdos de Física nas séries iniciais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e aplicaçao de questionários semi-estruturados a professores da Rede Municipal de Ensino e alunos de um curso de formaçao inicial de professores. Entrevistou-se também uma professora deste curso de formaçao de professores. As metodologias de ensino adotadas pelos professores de Ciências das séries iniciais e a postura dos alunos em relaçao às aulas de Ciências foram observadas a partir de filmagens, durante um período de quase dois meses, das aulas de Ciências de duas turmas do ensino fundamental, uma de 3ª e outra de 4ª série. A análise destas filmagens e os resultados das entrevistas e questionários nos mostraram um trágico quadro do ensino de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental de Jataí. Verificamos um certo pavor, por parte dos professores, em ministrar aulas de Ciências, e as metodologias de ensino adotadas nao favorecem a um real aprendizado de ciências pelos alunos. Para solucionar tal quadro, propomos a elaboraçao de um curso de formaçao continuada que propicie a estes professores vencer seus medos, e supra suas deficiências de conteúdos e metodologias de ensino, fazendo com que eles deixem de ser meros transmissores dos conteúdos contidos nos livros didáticos.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Instituições: Centro Federal de Educaçao Tecnológica de Goiás

Simpósio: XVII

Ano: 2007

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Formaçao do Professor de Física (todos os níveis de escolaridade)

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: