Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Perfil dos Professores de Física no Ensino Médio na Região de Catalão - Goiás.

Ana Rita Pereira, João Paulo Garcia Alves, Jomhara Cristina Borges Dutra, Julio Santiago Espinoza Ortiz

Autores

Ana Rita Pereira, João Paulo Garcia Alves, Jomhara Cristina Borges Dutra, Julio Santiago Espinoza Ortiz

Resumo

Em 2006 iniciou-se no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, na região sudeste de Goiás, o curso de Licenciatura em Física, dentro da política do Ministério de Educação de formar quadros de licenciados com o objetivo de suprir a enorme carência de professores de Física observada em todas as regiões do Brasil. No entanto até o momento observa-se pouca procura dos egressos do ensino médio pelo curso, altos índices de evasão e de reprovação dos alunos ingressantes no curso de física, o que, em geral, vem acontecendo em todas as regiões brasileiras. Procurando conhecer a situação regional e pesquisar o campo de atuação para os futuros egressos da licenciatura em física, foi que surgiu o interesse em entender o processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio na região sudeste de Goiás, mais especificamente na região de Catalão, de onde vem a maioria dos estudantes do curso. Na seqüência deste trabalho pretende-se buscar soluções visando diminuir os índices de evasão e reprovação, de modo a elevar o número de licenciados em física na região. Sabe-se que entender e procurar soluções para a problemática do ensino de física, especialmente na perspectiva das dificuldades e desinteresse que os estudantes apresentam em compreender essa ciência básica, consiste em um assunto bem complexo que, certamente, passa pelo professor que trabalha essa disciplina no ensino médio. Para entender a realidade local a nossa primeira ação que foi identificar quem são os profissionais que atuam nessa área na região, e aqui apresentamos os resultados preliminares desta diagnose, relacionando quantos são e qual a formação básica dos professores que ministram aulas de Física na rede pública na região de Catalão.

Dados adicionais

Instituições:  

Universidade Federal de Goiás

Palavras-Chave:  

Ensino de Física, Professores de Física, Dados Estatísticos, Catalão-Go

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Painel

Sessão:  

Formação Inicial e Continuada do Professor em todos os Níveis de Escolaridade

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados