Simpósio Nacional de Ensino de Física

Perfil dos Professores de Física no Ensino Médio na Região de Catalão - Goiás.

Ana Rita Pereira, João Paulo Garcia Alves, Jomhara Cristina Borges Dutra, Julio Santiago Espinoza Ortiz


Autores

Ana Rita Pereira, João Paulo Garcia Alves, Jomhara Cristina Borges Dutra, Julio Santiago Espinoza Ortiz

Resumo

Em 2006 iniciou-se no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, na região sudeste de Goiás, o curso de Licenciatura em Física, dentro da política do Ministério de Educação de formar quadros de licenciados com o objetivo de suprir a enorme carência de professores de Física observada em todas as regiões do Brasil. No entanto até o momento observa-se pouca procura dos egressos do ensino médio pelo curso, altos índices de evasão e de reprovação dos alunos ingressantes no curso de física, o que, em geral, vem acontecendo em todas as regiões brasileiras. Procurando conhecer a situação regional e pesquisar o campo de atuação para os futuros egressos da licenciatura em física, foi que surgiu o interesse em entender o processo de ensino-aprendizagem de física no ensino médio na região sudeste de Goiás, mais especificamente na região de Catalão, de onde vem a maioria dos estudantes do curso. Na seqüência deste trabalho pretende-se buscar soluções visando diminuir os índices de evasão e reprovação, de modo a elevar o número de licenciados em física na região. Sabe-se que entender e procurar soluções para a problemática do ensino de física, especialmente na perspectiva das dificuldades e desinteresse que os estudantes apresentam em compreender essa ciência básica, consiste em um assunto bem complexo que, certamente, passa pelo professor que trabalha essa disciplina no ensino médio. Para entender a realidade local a nossa primeira ação que foi identificar quem são os profissionais que atuam nessa área na região, e aqui apresentamos os resultados preliminares desta diagnose, relacionando quantos são e qual a formação básica dos professores que ministram aulas de Física na rede pública na região de Catalão.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Instituições: Universidade Federal de Goiás

Palavras-Chave: Ensino de Física, Professores de Física, Dados Estatísticos, Catalão-Go

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Painel

Sessão: Formação Inicial e Continuada do Professor em todos os Níveis de Escolaridade

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: