Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Por que Ensinar e por que Estudar Física? o que Pensam os Futuros Professores e os Estudantes do Ensino Médio?

Simone Aparecida Fernandes, Valmária Gomes Filgueira

Resumo

Com freqüência professores de física são questionados pelos seus alunos: por que tenho que aprender física? Os estudantes muitas vezes não reconhecem a importância dessa disciplina na sua vida. Mas o que pensam, também, futuros professores quanto a por que ensinar física? Este trabalho foi motivado por este tipo de questionamento que freqüentemente surge em nosso dia-a-dia na sala de aula e que deveria ser tema de debate entre os futuros professores. Assim, com o intuito de comparar a visão que têm futuros professores e estudantes do ensino médio com relação à importância de ensinar e aprender física, foi desenvolvida a atividade aqui apresentada. Destacamos argumentos de estudantes do curso de licenciatura em física, matriculados na disciplina metodologia do ensino de física, ao responderem à pergunta: “por que ensinar física?”, tema da redação de final de curso. Apresentamos, também, os argumentos utilizados por estudantes do 1° ano do ensino médio. Verificamos que ambos os grupos compartilham idéias em comum como, por exemplo, a importância do conhecimento em física como uma importante ferramenta para compreender e explicar fenômenos naturais, fenômenos cotidianos e o funcionamento de aparelhos que fazem parte do aparato tecnológico moderno. Argumentos a respeito do desenvolvimento da ciência, desenvolvimento econômico e a transformação dos indivíduos e da sociedade foram exclusivos dos estudantes de licenciatura. Talvez isso se deva ao fato desses estudantes terem discutido os parâmetros curriculares nacionais e as diretrizes curriculares nacionais em sala de aula. Um argumento exclusivo dos estudantes do ensino médio foi a respeito de a física contribuir para despertar a curiosidade e responder a perguntas que temos desde a infância. Acreditamos que as discussões aqui apresentadas sejam úteis e possam ajudar os professores a refletirem sua prática docente.

Dados adicionais

Autores:  

Simone Aparecida Fernandes, Valmária Gomes Filgueira

Instituições:  

UFMG

Palavras-Chave:  

física, por que ensinar, por que aprender

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Comunicação Oral

Sessão:  

Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados