Simpósio Nacional de Ensino de Física

Por que Ensinar e por que Estudar Física? o que Pensam os Futuros Professores e os Estudantes do Ensino Médio?

Simone Aparecida Fernandes, Valmária Gomes Filgueira


Resumo

Com freqüência professores de física são questionados pelos seus alunos: por que tenho que aprender física? Os estudantes muitas vezes não reconhecem a importância dessa disciplina na sua vida. Mas o que pensam, também, futuros professores quanto a por que ensinar física? Este trabalho foi motivado por este tipo de questionamento que freqüentemente surge em nosso dia-a-dia na sala de aula e que deveria ser tema de debate entre os futuros professores. Assim, com o intuito de comparar a visão que têm futuros professores e estudantes do ensino médio com relação à importância de ensinar e aprender física, foi desenvolvida a atividade aqui apresentada. Destacamos argumentos de estudantes do curso de licenciatura em física, matriculados na disciplina metodologia do ensino de física, ao responderem à pergunta: “por que ensinar física?”, tema da redação de final de curso. Apresentamos, também, os argumentos utilizados por estudantes do 1° ano do ensino médio. Verificamos que ambos os grupos compartilham idéias em comum como, por exemplo, a importância do conhecimento em física como uma importante ferramenta para compreender e explicar fenômenos naturais, fenômenos cotidianos e o funcionamento de aparelhos que fazem parte do aparato tecnológico moderno. Argumentos a respeito do desenvolvimento da ciência, desenvolvimento econômico e a transformação dos indivíduos e da sociedade foram exclusivos dos estudantes de licenciatura. Talvez isso se deva ao fato desses estudantes terem discutido os parâmetros curriculares nacionais e as diretrizes curriculares nacionais em sala de aula. Um argumento exclusivo dos estudantes do ensino médio foi a respeito de a física contribuir para despertar a curiosidade e responder a perguntas que temos desde a infância. Acreditamos que as discussões aqui apresentadas sejam úteis e possam ajudar os professores a refletirem sua prática docente.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Simone Aparecida Fernandes, Valmária Gomes Filgueira

Instituições: UFMG

Palavras-Chave: física, por que ensinar, por que aprender

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: