Simpósio Nacional de Ensino de Física

Rotina Pedagógica

Arnaldo Vaz, Larissa Camargo


Resumo

Descrevemos a rotina de aula de um professor de física, em turmas de 1° ano de uma escola pública federal de ensino médio. Para descrever a rotina do professor, utilizamos – como parâmetro – a análise de uma unidade curricular inicial em que a física é apresentada a todos os alunos da escola há dez anos. A unidade curricular inicial envolve uma atividade investigativa que permite que sejam trabalhadas habilidades para desenvolver o pensar e o pensamento científico dos alunos. As seis aulas dessa unidade curricular de referência foram gravadas em áudio e vídeo em duas turmas. Analisando essas doze aulas, foram identificados elementos da rotina do professor e seus localizadores. Estes elementos foram testados e sua identificação refinada através do acompanhamento presencial de uma das turmas, no mesmo ano letivo das gravações, por uma aluna de graduação, ao longo de 42 aulas. As aulas acompanhadas eram aulas cotidianas em classe e aulas de laboratório. Focando em tais elementos da rotina do professor, observamos as conseqüências da rotina pedagógica na atitude dos alunos durante sua participação na unidade curricular inicial. Embora essa unidade curricular introdutória não possa ser considerada rotineira, mostramos que é possível identificar os mesmos elementos da rotina do professor nessa unidade curricular especial. Com base nos resultados dessas observações, argumentamos que a rotina pedagógica tem uma função especial nas unidades curriculares de caráter introdutório ou inovador. Em especial, damos destaque à possibilidade que a rotina dá aos alunos, de apreciar que novidade a unidade curricular que apresenta a física introduz

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: ARNALDO VAZ, LARISSA CAMARGO

Instituições: UFMG/COLTEC

Palavras-Chave: rotina, observação em sala, atividade investigativa, pensar e pensamento científico

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

Como Obter

Baixar Trabalho

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados