Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Rotina Pedagógica

Arnaldo Vaz, Larissa Camargo

Resumo

Descrevemos a rotina de aula de um professor de física, em turmas de 1° ano de uma escola pública federal de ensino médio. Para descrever a rotina do professor, utilizamos – como parâmetro – a análise de uma unidade curricular inicial em que a física é apresentada a todos os alunos da escola há dez anos. A unidade curricular inicial envolve uma atividade investigativa que permite que sejam trabalhadas habilidades para desenvolver o pensar e o pensamento científico dos alunos. As seis aulas dessa unidade curricular de referência foram gravadas em áudio e vídeo em duas turmas. Analisando essas doze aulas, foram identificados elementos da rotina do professor e seus localizadores. Estes elementos foram testados e sua identificação refinada através do acompanhamento presencial de uma das turmas, no mesmo ano letivo das gravações, por uma aluna de graduação, ao longo de 42 aulas. As aulas acompanhadas eram aulas cotidianas em classe e aulas de laboratório. Focando em tais elementos da rotina do professor, observamos as conseqüências da rotina pedagógica na atitude dos alunos durante sua participação na unidade curricular inicial. Embora essa unidade curricular introdutória não possa ser considerada rotineira, mostramos que é possível identificar os mesmos elementos da rotina do professor nessa unidade curricular especial. Com base nos resultados dessas observações, argumentamos que a rotina pedagógica tem uma função especial nas unidades curriculares de caráter introdutório ou inovador. Em especial, damos destaque à possibilidade que a rotina dá aos alunos, de apreciar que novidade a unidade curricular que apresenta a física introduz

Dados adicionais

Autores:  

ARNALDO VAZ, LARISSA CAMARGO

Instituições:  

UFMG/COLTEC

Palavras-Chave:  

rotina, observação em sala, atividade investigativa, pensar e pensamento científico

Simpósio:  

XVIII

Ano:  

2009

Apresentação:  

Comunicação Oral

Sessão:  

Didática da Física: Materiais, Métodos, Estratégias e Avaliação

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados