Simpósio Nacional de Ensino de Física

Temas de Física Moderna e Contemporânea no 9O Ano do Ensino Fundamental

Andreia Guerra, Roberto Soares


Resumo

A Física no ensino médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI. O currículo se mostra em parte desatualizado e descontextualizado, representando um dos problemas que professores e alunos vivenciam, baseado numa prática pedagógica desestimulante e muitas vezes com pouca relação com sua experiência no mundo atual. Neste sentido, pesquisas vêm sendo desenvolvidas na tentativa de aproximar essas duas realidades, promovendo assim um maior significado para as aulas de ciências. Uma das alternativas utilizadas é a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio. O presente trabalho apresenta subsídios para se discutir essa questão, apresentando uma proposta pedagógica para a inclusão de discussões em torno da teoria da Relatividade Restrita para o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho se concretizou com a construção e aplicação de um texto sobre movimento, onde a História da Ciência foi o eixo condutor capaz de possibilitar a abordagem da Teoria da Relatividade Restrita.A construção do material se deu a partir da análise dos resultados de dois questionários que visavam perceber o olhar do aluno em relação à Física. O questionário foi aplicado em duas turmas do ensino fundamental (1º e 9º anos). As respostas do primeiro pré-teste, aplicado no início das atividades, apontaram certo desinteresse no estudo de Física. No segundo questionário, destacamos a curiosidade dos alunos a respeito de temas associados à Teoria da Relatividade Restrita, como: viagem no tempo. Nesse trabalho, apresentamos como foi construído o texto de apoio utilizado nas aulas ao longo do ano. Além da curiosidade e interesse despertados, a escolha da abordagem histórica, como condutora das discussões sobre Física Moderna e Contemporânea, proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre a ciência como parte do desenvolvimento humano.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Andreia Guerra, Roberto Soares

Instituições: CEFET-RJ

Palavras-Chave: Física Moderna e Contemporânea; estratégia de ensino-aprendizagem, História da Ciência

Simpósio: XVIII

Ano: 2009

Apresentação: Comunicação Oral

Sessão: Alfabetização Científica e Tecnológica e Ensino de Física

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: