Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Uma Usina Hidrelétrica com Materiais de Baixo Custo Como Instrumento Para a Alfabetizaçao Cientifica de Alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

Jonny Nelson Teixeira, Luis Augusto Alves

Instituições

Laboratório de Optica do IFUSP EE Brigadeiro Gaviao `Peixoto, Instituto de Física da USP- Departamento de Física Geral EE Brigadeiro Gaviao Peixoto

Resumo

Atualmente vemos um crescimento na preocupaçao com a alfabetizaçao científica dos alunos, independente das disciplinas da área de ciências que eles têm na escola. Isso se dá porque geralmente faz-se uma ligaçao do avanço da tecnologia ao avanço do conhecimento científico, o que nao é possível sem uma populaçao plenamente alfabetizada cientificamente.A esta ligaçao do avanço do conhecimento científico ao crescimento tecnológico damos o nome de tecnociência, sobre a qual há uma crescente mercantilizaçao, isto é, a ciência esta sendo utilizada como mercadoria nos grandes centros de produçao de ciência do mundo. Apesar disso, vemos um grande número de centros de ciência e de universidades trabalhando para que, com o grande crescimento do número de alunos das escolas, principalmente as públicas, um número cada vez maior destes alunos seja atendido, de forma a auxiliar a alfabetizaçao científica.Pensando nisso, acreditamos que a alfabetizaçao científica nao é feita apenas com aulas tradicionais, mas principalmente com a observaçao, análise e discussao dos temas da ciência que estejam próximos aos alunos. Para tal, vimos a necessidade de se trabalhar principalmente a Física como parte integrante do avanço da sociedade como um todo.Assim, seguindo estas diretrizes, foi montada com os alunos de uma escola pública uma maquete representativa de uma usina hidrelétrica, com o intuito de mostrar como funciona uma turbina elétrica, suas partes principais e as leis físicas que, aplicadas nos fenômenos que ocorrem com a maquete, ajudam a compreender a geraçao de energia elétrica e porque há um impacto ambiental todas as vezes que uma usina desse porte é construída.Este trabalho tem por finalidade mostrar como esta simples maquete representativa pode tratar de assuntos que podem afetar a vida de uma populaçao, ensinando Física na prática e discutindo assuntos como economia energética, geraçao de energia, meio ambiente e, neste caso, a questao da escassez da água para a populaçao.

Sessão

P017 UMA USINA HIDRELÉTRICA COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO INSTRUMENTO PARA A ALFABETIZAÇAO CIENTIFICA DE ALUNOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO

Dados adicionais

Autores:  

Jonny Nelson Teixeira,Luis Augusto Alves,

Palavras-Chave:  

ensino fundamental e médio, ciência

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados