Simpósio Nacional de Ensino de Física

Um Projeto de Ensino de Fisica Para o Vestibular: Como Atingir o Aluno da Escola Publica?

Antônio Fernando Henrique Sales, Moacir Correia da Silva Júnior, Raimundo Alves Bezerra, Raimundo Gerardo Rodrigues Fernandes, Eloneid Felipe Nobre


Autores

Antônio Fernando Henrique Sales, Moacir Correia da Silva Júnior, Raimundo Alves Bezerra, Raimundo Gerardo Rodrigues Fernandes, Eloneid Felipe Nobre

Resumo

É fato indiscutível que o ensino público no Brasil enfrenta grandes dificuldades. Salvo algumas raras exceçoes, no geral as escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio há muito tempo deixaram de oferecer ensino de qualidade aos seus alunos. Diante desse quadro alarmante, alguns alunos da Licenciatura em Física, desenvolveram um projeto de ensino a ser aplicado para os alunos do 3o ano do Ensino Médio, ou seja, aqueles alunos que teoricamente prestarao o exame vestibular para ingresso na Universidade.em 2005.

Os alunos, em número de 4, que participam do projeto como instrutores, estao concluindo a Licenciatura e todos com experiência prévia em salas de aula. A disciplina Prática de Ensino de Física exige do estudante um estágio curricular em que ele atuará nas escolas que sao conveniadas com a Universidade federal do Ceará. O ineditismo desse projeto reside no fato do aluno de Prática de Ensino nao atender apenas a uma turma em uma dada escola, mas beneficiar a alunos de várias escolas.

O projeto foi desenvolvido de modo a que as aulas aconteçam sempre nas manhas de sábado, tendo iniciado em agosto e prosseguindo até o dia 18 de dezembro de 2004, com as aulas acontecendo nas dependências do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

Foi feito um contato inicial com as direçoes das Escolas que nos enviaram os alunos. No projeto que estamos desenvolvendo estamos atendendo a uma turma de 38 alunos de 5 escolas diferentes. As aulas acontecem nas manhas de sábado, de 08:00h até às 11:30h, com aulas de 1 hora e meia de duraçao.

Os tópicos abordados sao: Mecânica, Eletricidade, Optica e Calor e Termodinâmica.

A idéia é continuar com a aplicaçao do projeto nos anos vindouros, com a participaçao, como instrutores dos alunos que já tenham prática comprovada em sala de aula.

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Instituições: Universidade Fedral do Ceará

Palavras-Chave: escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Painel

Sessão: P075 UM PROJETO DE ENSINO DE FISICA PARA O VESTIBULAR: COMO ATINGIR O ALUNO DA ESCOLA PUBLICA?

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: