Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

Utilização do Pêndulo de Torção Para Auxiliar a Compreensão do

Paulo R. Pascholati, Zwinglio O. Guimarães-Filho, Ewa W. Cybulska, Marcia A. Rizzutto

Resumo

A inadequação do modelo empregado para descrever resultados de experimentos no Laboratório Didático pode ser de utilidade para salientar as limitações sempre presentes em modelos físicos e apresentar algumas das ferramentas de análise de dados utilizadas em Física Experimental para colocar em evidência tais limitações. Em alguns casos, no entanto, estes problemas são tão difíceis de serem compreendidos pelos alunos que modificações no experimento se fazem necessárias. Neste trabalho descrevemos uma destas situações, onde os problemas com a limitação da modelagem foram percebidos graças às contribuições dos alunos da disciplina e, como conseqüência, o experimento teve seus objetivos e procedimentos alterados, porém usando o mesmo equipamento.

Sessão

P064 UTILIZAÇAO DO PENDULO DE TORÇAO PARA AUXILIAR A COMPREENSAO DO CONCEITO DE MOMENTO DE INÉRCIA EM LABORATORIO DIDATICO

Dados adicionais

Autores:  

Paulo R. Pascholati, Zwinglio O. Guimarães-Filho, Ewa W. Cybulska, Marcia A. Rizzutto

Instituições:  

Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Palavras-Chave:  

laboratório didática

Simpósio:  

XVI

Ano:  

2005

Apresentação:  

Painel

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados