Simpósio Nacional de Ensino de Física

Utilização do Pêndulo de Torção Para Auxiliar a Compreensão do

Paulo R. Pascholati, Zwinglio O. Guimarães-Filho, Ewa W. Cybulska, Marcia A. Rizzutto


Resumo

A inadequação do modelo empregado para descrever resultados de experimentos no Laboratório Didático pode ser de utilidade para salientar as limitações sempre presentes em modelos físicos e apresentar algumas das ferramentas de análise de dados utilizadas em Física Experimental para colocar em evidência tais limitações. Em alguns casos, no entanto, estes problemas são tão difíceis de serem compreendidos pelos alunos que modificações no experimento se fazem necessárias. Neste trabalho descrevemos uma destas situações, onde os problemas com a limitação da modelagem foram percebidos graças às contribuições dos alunos da disciplina e, como conseqüência, o experimento teve seus objetivos e procedimentos alterados, porém usando o mesmo equipamento.

Sessão

P064 UTILIZAÇAO DO PENDULO DE TORÇAO PARA AUXILIAR A COMPREENSAO DO CONCEITO DE MOMENTO DE INÉRCIA EM LABORATORIO DIDATICO

Links

URL do trabalho

Dados adicionais

Autores: Paulo R. Pascholati, Zwinglio O. Guimarães-Filho, Ewa W. Cybulska, Marcia A. Rizzutto

Instituições: Instituto de Física da Universidade de São Paulo

Palavras-Chave: laboratório didática

Simpósio: XVI

Ano: 2005

Apresentação: Painel

Como Obter

Baixar Trabalho

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: