Recursos para a Educação em Ciências
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Cerrado e Caatinga

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Apresentação

Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula, vamos estudar os dois e descobrir que o que parece muitas vezes não é...

Vamos fazer uma viagem pelos dois ambientes mostrados nas fotos. Se tivermos de andar pela caatinga, poderemos fazê-lo, de carro ou ônibus, em algumas regiões cujas estradas permitem o acesso de veículos.

Em certas áreas de caatinga, porém, só conseguiremos entrar a pé ou sobre o lombo de um jegue. Nesse caso, é importante estarmos prevenidos: precisaremos de grossas roupas de couro, botas e chapéu.

Nessa viagem poderemos deparar com alguns animais que vivem na caatinga.Todos eles possuem adaptações para viver em ambiente seco e quente: são cascavéis, lagartos, aves como o gavião e o cancã, tatus-pebas, sagüis-donordeste, veados-catingueiros, aranhas, escorpiões etc.

Dados adicionais

Disciplina:  

Ciências

Grau:  

1

Volume:  

2

Número:  

36

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

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EACH
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Financiamento e apoio:


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