Recursos para a Educação em Ciências
    Banca da Ciência | Experimentoteca | Mão na Massa
 

O Fim da Escravidão

Clique para ampliar

Apresentação

“É declarada extinta a escravidão no Brasil.

Revogam-se as disposições em contrário.”

Essas duas frases estão na lei que acabou com quatro séculos de escravidão no Brasil. Aprovada pela Câmara dos Deputados, com apenas 9 votos contrários entre 92, a chamada Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

Depois da libertação, a festa. Comemorações, discursos de vitória, folia - como não poderia deixar de ser... Afinal , tinha sido uma longa história de lutas e de busca de liberdade dentro do estreito campo da escravidão - que, por isso mesmo, foi se alargando com o tempo. O sonho fora alimentado e tornado possível.

O desejo de liberdade esteve sempre presente, como podemos perceber na longa história da escravidão africana no Brasil, cheia de acontecimentos e histórias que demonstram a não-aceitação do cativeiro.

Mas, se isto é verdadeiro, como e por que foi apenas no século XIX que a sociedade brasileira pôde finalmente propor e realizar a abolição definitiva da escravidão? É o que vamos procurar entender nesta aula.

Dados adicionais

Disciplina:  

História do Brasil

Grau:  

1

Volume:  

1

Número:  

17

 
 

O CiênciaMão é um projeto de extensão universitária da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, com apoio da Universidade Federal de São Paulo e das entidades abaixo listadas. É coordenado pelo grupo de pesquisa Interfaces. Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral. Os itens listados são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes editoriais da coordenação do projeto.

 

EFLCH
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

 

EACH
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Financiamento e apoio:


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Copyright © 2006-2013 Universidade de São Paulo - Todos os direitos reservados