Telecurso 2000

O Fim da Escravidão

Clique para ampliar

Apresentação

“É declarada extinta a escravidão no Brasil.

Revogam-se as disposições em contrário.”

Essas duas frases estão na lei que acabou com quatro séculos de escravidão no Brasil. Aprovada pela Câmara dos Deputados, com apenas 9 votos contrários entre 92, a chamada Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

Depois da libertação, a festa. Comemorações, discursos de vitória, folia - como não poderia deixar de ser... Afinal , tinha sido uma longa história de lutas e de busca de liberdade dentro do estreito campo da escravidão - que, por isso mesmo, foi se alargando com o tempo. O sonho fora alimentado e tornado possível.

O desejo de liberdade esteve sempre presente, como podemos perceber na longa história da escravidão africana no Brasil, cheia de acontecimentos e histórias que demonstram a não-aceitação do cativeiro.

Mas, se isto é verdadeiro, como e por que foi apenas no século XIX que a sociedade brasileira pôde finalmente propor e realizar a abolição definitiva da escravidão? É o que vamos procurar entender nesta aula.

Dados adicionais

Disciplina: História do Brasil

Grau: 1

Volume: 1

Número: 17

Como Obter

Baixar Arquivo

Livro novo

Vídeo novo

Livro em sebos

Livro usado

O CiênciaMão é um repositório de recursos para a educação em ciências produzido pelo grupo de pesquisa Interfaces, da EACH-USP e da UNIFESP Guarulhos e Diadema. Os itens são cadastrados manualmente em um banco de dados, de acordo com diretrizes da coordenação do projeto.

Financiamento e apoio:

Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados