Submeter trabalho

A Importância do Estagio na Formação do Professor de Ciências

Gisele dos Santos Custodio


Resumo

A IMPORTÂNCIA DO ESTAGIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

O relatório de estágio constitui no relato da experiência do estágio superviosanado na formação do professor de Ciências. Apontando a importância de tal disciplina nos cursos de licenciatura, uma vez que além da experiência, o estágio proporciona aos alunos conhecimentos científicos e pedagógicos, entendidos no sentido geral de competências, capacidades, valores e atitudes, necessários aos futuros docentes.

O estágio possibilita ao aluno ter contato com as diferentes dimensões da formação, desde as concepções antes da prática, vivenciando o confronto com a realidade profissional nos seus vários aclives, do momento em que inicia o estágio até à gestão pedagógica, conhecimento didático das componentes curriculares, assim como a relação existentes nos diferentes papéis, intrínseco à docência.

De um modo geral, a realização do estágio permiti, em certo sentido, compreender como os alunos avaliam sua formação, o que evidenciam dessa formação e o que criticam. É possível identificar que a formação inicial os prepara de certa forma para o exercício da profissão e o estágio vem contribuir para o aprofundamento e pratica do apreendido em sala de aula. Essa formação cria expectativas positivas diante da profissão proporcionando a construção de uma concepção de ciência e de ensino das ciências firmada na descoberta, na relação com a sociedade, porporcionou-lhes conhecimento didático e uma abertura à investigação e à reflexão.

A distância entre a teoria e prática, o desafio a enxergar as dificuldades existentes na carreira, como por exemplo, lidar com alunos com diferentes ritmos de aprendizagem são elementos que nortearão a construção deste relatório. Reflexão, cooperação entre alunos e professores são condições que apontam para o desenvolvimento de um trabalho, no mínimo responsável, a ser realizado pelos futuros professores. O estágio se apresenta de suma importância para a formação do novo professor e o possibilita a visualizar a carreira.Dentro do proposto no estágio os alunos foram estimulados a desenvolver atividades de regência, que incluem aplicação das atividades propostas nos projetos de estágio, discutir sobre o papel da formação, discutir a formação dos saberes docentes e o papel da prática na formação do professor, o papel da regência na formação do professor, o contato entre o professor atuante e o estagiário na sua formação, assim como a construção dos saberes docentes. Atentando para a formação de professores de ciências em um perfectiva reflexiva de ação docente, avaliando, por fim a sua prática.

Neste relatório será abordada as descrição das atividades de regência abordando: a) Planejamento, b) Execução e c) Avaliação global da regência e do próprio processo como estagiário. O assunto fértil a ser trabalhado durante a regência foi “Associação entre os seres vivos” onde o objetivo proposto é demonstrar aos alunos a dependência existente entre os seres vivos para sua sobrevivência, dentro dos objetivos gerais o específico é demonstrar como a alimentação é a forma mais direta de perceber a importância e a variação das relações entre os seres vivos e o ambiente.

Dados adicionais

Autores: Gisele dos Santos Custodio

Instituições: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – EACH - USP

Forma de Apresentação: Pôster

Palavras-Chave: Formacão - Professor de Ciências

Como Obter

Baixar Resumo Expandido

Baixar Apresentação Powerpoint

Baixar Pôster

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: