Recursos para a Educação em Ciências
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Material Facilitador do Ensino de Ciências Para Alunos com Necessidades Especiais

Debora Manzano Molizane & Adriana Pugliese

Resumo

A visão é uma das mais importantes fontes de estímulo ao desenvolvimento, tanto físico como cognitivo desde os primeiros momentos de vida. A deficiência visual pode aparecer em diferentes níveis: perda do campo visual total ou ainda de 57/60 (ou mais) no melhor grau do olho e com a melhor correção óptica. Cabe a instituição de ensino, pais e professores auxiliarem no processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais visuais, promover a integração social e ajudar a enfrentar obstáculos dos mais diversos tipos. Objetivo deste estudo é pesquisar materiais didáticos de baixo custo propondo novos meios para auxiliar professores da rede pública, ou mesmo particulares a ensinar ciências para alunos do Ensino Fundamental com necessidades educativas especiais visuais. Os temas propostos para cada ano do Ensino Fundamental foram: 6º ano – fóssil, construído a partir de um molde com gesso; 7º ano – desenvolvimento de uma semente até plântula, desenvolvido a partir de sementes que germinaram e receberam tratamento de inativação enzimática para manter o material viável por um longo período; 8º ano – célula vegetal, onde é possível identificar todas as organelas presentes produzidas de biscuit; e 9º ano – estruturas moleculares, com a reprodução de uma molécula produzida a partir de bolas de isopor e palitos para churrasco. A aplicação do material é apenas um complemento do conteúdo apresentado em sala de aula para que os alunos com deficiência possam perceber como realmente são os temas apresentados sem ter que recorrer à imaginação, que muitas vezes remetem a conceitos que não são verdadeiros.

Dados adicionais

Autores:  

Debora Manzano Molizane & Adriana Pugliese

Instituições:  

Universidade Cruzeiro do Sul

Forma de Apresentação:  

Pôster

Palavras-Chave:  

material didático; educação especial

 
 

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