Pesquisas de Educação em Ciências

Ciência & Ensino

O que é isso?

A Ciência & Ensino foi lançada em 1996 pelo gepCE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência & Ensino) então com apoio da Faculdade de Educação da Unicamp. Em 2006, completando seus 10 anos, foi criada a versão eletrônica (on-line) e realizada uma reestruturação da revista, com a formação de uma comissão constituída por membros de três grupos de pesquisa, o próprio gepCE/Unicamp, o DICITE (Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação) da UFSC, e o GPEAG (Grupo de Pesquisa em Educação Aplicada às Geociências) do IG/Unicamp, e a ampliação de seu Conselho Editorial tendo recebido, desde então, apoio do Instituto de Geociências da Unicamp. Desde sua origem, a Ciência & Ensino tem mantido a mesma estrutura de seções e a mesma política editorial: a de ser destinada prioritariamente a professores de ciências do ensino fundamental e médio e seus formadores, constituindo um espaço acadêmico de leitura e escrita do professor e do futuro professor.

Todos os itens

A Temática Ambiental e o Processo Educativo: o Ensino de Física a Partir de Temas Controversos
Luciano Fernandes Silva, Luiz Marcelo de Carvalho

A Utilização de Temas Controversos: Estudo de Caso na Formação de Licenciandos Numa Abordagem Ctsa
Vânia Gomes Zuin, Denise de Freitas2

A Visita a um Museu: um Resgate Histórico por Estudantes do Ensino Fundamental e a Construção de um Jornal de Ciências
Edson Schroeder, Celso Menezes

Alguns Motivos Para Trazer a Literatura Infantil Para a Aula de Ciências
Luana von Linsingen

Bioquímica no Ensino Médio?! (de)Limitações a Partir da Análise de Alguns Livros Didáticos de Química
Wilmo E. Francisco Junior

Conceitos Utilizados na Comunicação Óptica Numa Visão Cronológica do Desenvolvimento da Tecnologia
Antonio de Campos Sachs

Contextualização no Ensino de Ciências por Meio de Temas Cts em uma Perspectiva Crítica
Wildson Luiz Pereira dos Santos

Controvérsia Científica, Comunicação Pública da Ciência e Museus no Bojo do Movimento Cts
Ana Maria Navas, Djana Contier, Martha Marandino

De Olho no Futuro: Ficção Científica Para Debater Questões Sociopolíticas de Ciência e Tecnologia em Sala de Aula
Luís Paulo Piassi, Maurício Pietrocola

Discussões Acerca do Aquecimento Global: uma Proposta Cts Para Abordar Esse Tema Controverso em Sala de Aula
Kátia Regina Cunha Flôr Vieira, Walter Antonio Bazzo

Enfoque Ciência-Tecnologiasociedade: Pressupostos Para o Contexto Brasileiro
Décio Auler

Ensino de Biologia Evolutiva Utilizando a Estrutura Conceitual da Sistemática Filogenética – I
Charles Morphy Dias Santos, Adolfo Ricardo Calor

Ensino de Biologia Evolutiva Utilizando a Estrutura Conceitual da Sistemática Filogenética-Ii
Charles Morphy Dias Santos, Adolfo Ricardo Calor

Estratégias de Ensino em Matemática e em Ciências que Promovem a Criatividade: Algumas Possibilidades
Cleyton Hércules Gontijo

Estudo do Meio no Rio Acre: Crise e Oportunidade na Formação Docente
Carla Gracioto Panzeri

Mangás e Sua Utilização Pedagógica no Ensino de Ciências Sob a Perspectiva Cts
Luana von Linsingen

Narrativa Literária e Ciência
Susana Souto Silva

Nós, a Escola e o Planeta dos Animais Úteis e Nocivos
Júlio César Castilho Razera, Lílian Boccardo, Priscila Santos Silva

O Ensino de Ciências Sob uma Perspectiva da Formação Moral
Julio Cesar Castilho Razera

O Funcionamento de Analogias em Textos Didáticos de Biologia: Questões de Linguagem
Patrícia Montanari Giraldi, Suzani Cassiani de Souza

| 1 | 2 |

INTERFACES E NÚCLEOS TEMÁTICOS DE ESTUDOS E RECURSOS DA FANTASIA NAS ARTES, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Copyright © 2006-2015 Universidade de São Paulo - Universidade Federal de São Paulo
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP
Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP
Todos os direitos reservados

Financiamento e apoio: